Dia Nacional da Cachaça

Que tal comemorar o dia Nacional da Cachaça com um premiado rótulo da bebida daqui da Zona da Mata?

Por Airton Soares

12/09/2019 às 16h28 - Atualizada 12/09/2019 às 20h02

No dia 13 de setembro comemoramos o dia Nacional da Cachaça. A data remete a 1661, quando, nesta data, a Coroa Portuguesa liberou a produção e comercialização do produto no nosso país. Para conseguir isso, não foi fácil, rolou até a denominada “Revolta da Cachaça”, uma rebelião encabeçada pelos produtores da época e, acredito eu, por alguns consumidores também, né?!

PUBLICIDADE

Afinal, até então, eram todos “obrigados” a consumir a tal da bagaceira, destilado português feito a partir de uva e não muito querido por essas bandas. Aí, nada melhor do que ser patriota e defender nosso destilado nacional!

Um tanto de tempo depois de conseguirmos (já estou me inserindo dentre os defensores da bebida) a liberação deste líquido precioso e adorado pelos botequeiros, surgiu, em Minas Gerais, um alambique artesanal, numa pequena e agradável cidade da Zona da Mata Mineira.

As melhores cachaças do Brasil

 

Em 1960, o senhor José Maria Santana, mais conhecido como Zé Santana, começou a produzir cachaça em um pequeno engenho movido a roda d’água, da forma tradicional e artesanalmente. O seu produto era vendido e entregue nos mercados da região no lombo de burros pelos tropeiros.

Com a fama pelo produto aumentando, em 1965, é registrada a marca Guaraciaba, e a tropa de burros foi trocada por um caminhão, assim como o engenho passou a ser movido a vapor. A produção que atualmente começa em junho e termina em outubro, produz em média de 400 a 600 mil litros de cachaça por ano.

E sabe o por que tamanha produção? Porque o produto é bom, na verdade, excelente! Palavra de quem é botequeiro e, também, dos inúmeros jurados de concursos nacionais e internacionais que sempre premiam a Guaraciaba mundo a fora! Olha só: são vários prêmios ao longos dos anos, entre eles cinco ouros e duas pratas entre 2015 e 2019 no Concurso Mundial de Bruxelas Spirits Selection, o maior concurso mundial de destilados. E também foram premiados com quatro medalhas de prata e mais uma de bronze nas últimas edições da Expocachaça. Quer mais? Tem ainda o prêmio TOP qualidade Brasil, além do 2º lugar na Edição Especial da Copa do Mundo da Revista Sexy e mais um tanto de outras medalhas! Essa cachaça deve ter mais medalhas do que o Brasil nas últimas olimpíadas!

E para coroar outra vez essa bebida que carrega nossa identidade nacional e comemorar ainda mais o Dia da Cachaça, a Guaraciaba foi premiada com a medalha de ouro no 19º Concurso Mundial de Bruxelas Spirits Selection com a sua Extra Premium – lançamento de 2019. 368 anos depois de a bebida ser liberada no Brasil, já conquistou o mundo e o nosso paladar, pra sempre! Agora é só pedir uma bela dose nos botecos de JF, ou comprar sua garrafa nos mercados locais e comemorar. Viva a cachaça!

O conteúdo continua após o anúncio

 

Tribuna

Tribuna

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também