Temperos com arte
Em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça a Dom Bré promove um circuito cheio de drinks deliciosos e muita comida boa
Em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça a Dom Bré promove um circuito cheio de drinks deliciosos e muita comida boa
No dia 13 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Cachaça. Pensando em promover ainda mais esse destilado que é a cara do Brasil, a cachaça Dom Bré realiza um festival de comida e bebida entre os dias 5 e 15 de setembro, com vários drinks e harmonizações elaboradas por bartenders e chefs consagrados de Juiz de Fora! Veja abaixo a lista dos dez primeiros bares e restaurantes participantes:
São Bartolomeu
Prato: Bolinho de costela
Drink: Caipirinha de Amora
O São Bartolomeu participa pela primeira vez do Circuito Temperos com Arte e, para fazer bonito logo de cara, apresenta o seu bolinho de costela bovina, receita própria da casa que faz um sucesso danado entre seus clientes. Macio em seu interior, ele tem casquinha crocante e lembra um croquete, só que aqui ele é muito mais saboroso e caprichado no tempero. Fica melhor ainda com o molho que acompanha a porção. Dica: basta espetar o bolinho, “chafurdar” ele no potinho de molho e comer numa bocada só! Sucesso! E não é só isso! As caipis da casa, que são servidas em jarras, tem edição especial para esse evento, chegando à mesa uma linda, e gostosa, caipi de amoras frescas preparada com cachaça Dom Bré Tradicional, que vai ser companhia perfeita para o bolinho. Agora é se acomodar pelo ambiente bacana do gastrobar mais querido do bairro São Mateus e aproveitar, sem pressa, essa baita caipi, saboreando os bolinhos de costela. Eu sou fã, e posso afirmar: vocês não vão se arrepender!
Rua São Mateus, 41 – São Mateus
Tel: 3025-5867
Public Beer & Grill
Prato: “Fundi” Uai !!!
Drink: Mula do Sertão
O Public Beer & Grill também está participando do Circuito Temperos com Arte e apostou num prato bastante conhecido e cheio de charme, mas com uma pegada toda mineira para este evento: o “Fundi” Uai!!! No Public são servidos cubinhos de linguiça e torresmo crocante e, como fazemos num tradicional fondue, o prato tradicional suiço, eles devem ser mergulhados num creme fundido e quentinho para serem consumidos. Só que na versão do Public o clássico creme de queijos dá lugar a um saboroso angu molinho, preparado com queijo canastra, incorporando aí toda nossa mineiridade à receita. Uma ideia sensacional! Pra beber, enquanto saboreamos esse prato, a dica é a Mula do Sertão: um drink com cachaça Dom Bré Tradicional, limão taiti, xarope de gengibre a água gaseificada. Mais uma receita criada para o Circuito Dom Bré que aposto que será incorporada ao cardápio fixo da casa, pois é uma delícia! Aliás, a casa conta com vários drinks ótimos e muita Dom Bré pra gente se divertir a vontade!
Av Barão do Rio Branco, 11
Tel: 3031-6295
Bar do Antônio
Prato: Jiló Maravilha
Drink: Caipirosa
Quando me pedem uma dica de um bom buteco eu posso afirmar que minha cabeça quase “buga”. É muita coisa boa em Juiz de Fora, e indicar um só seria pecado. Mas pro Circuito Dom Bré Temperos com Arte me veio na hora a lembrança de um prato de um tradicional botequim que cairia como luva para acompanhar um drink com Dom Bré: O Bar do Antônio. A casa retornou a atividade recentemente pela iniciativa do Marco, filho do Sr. Antonio que agora se dedica exclusivamente a cozinha do bar e prepara um jiló empanado com parmesão da Canastra que é surreal de bom. Sabor, crocância, aroma e quase nada de amargor. Uma Maravilha, literalmente, como o prato é nomeado! E ele promoveu a harmonização com um drink que dá vontade de tomar “de colher” de tão bom: uma caipi com redução de amora e kiwi fresco macerado, com Dom Bré Tradicional e gelo. Amigos e amigas: não percam tempo! Conheçam o Bar do Antonio e sejam felizes por lá!
Rua José Lourenço, 1262 – São Pedro
Tel: 98806-3967
Arteria Fábrica de Cultura
Prato: Polenta com Ragú Bovino
Drink: Rabo de Galo
A Arteria, além de ser uma fábrica de cultura, como o nome mesmo diz, é uma fábrica de comida e bebida boa! E isso você mesmo vai conferir quando provar a Polenta com Ragú, prato da casa para o Circuito Temperos com Arte. Polenta frita, no melhor estilo paulista, crocante e saborosa, coberta com ragu de carne bovina, temperadinho e desmanchando, como deve ser. A dica aqui é colocar o molho de ervas frescas sobre o ragu e abocanhar essa delícia que vai pedir um gole do caprichado Rabo de Galo que foi sugerido como harmonização para o prato. Isso aí: o tradicional drink, nascido no boteco, que é um dos mais consumidos no Brasil! Ele é preparado no capricho e leva, em sua receita a Dom Bré Amburana com vermute tinto, Cynar, gelo e twist de limão taiti. E aqui uma explicação para o nome do drink: ela é a nossa versão para a palavra coquetel, ou cock-tail no inglês. Traduzindo, virou rabo-de-galo. Bora tomar uma?
Rua Oswaldo Aranha, 535 – São Mateus
Tel: 3026-4464
Bar da Fábrica
Prato: Maça de Peito à moda Antônio Carlos
Drink: JF Mule
O Bar da Fábrica fica na praça Antonio Carlos, num espaço que foi, no passado, a fábrica Bernardo Mascarenhas. Taí a explicação para o nome deste já tradicional bar de nossa cidade. E por lá sempre tem comida boa e, para o Circuito Temperos com Arte, eles sempre apresentam uma receita nova e gostosa. Desta vez é hora de experimentarmos uma maça de peito especial, preparada com carne steakhouse angus, linguiça artesanal e molho de cerveja preta e especiarias. Pra acompanhar, mandioca cozida foi a escolha do bar que também criou um drink novo para o seu cardápio: o JF Mule, nossa versão local para um drink que está entre os mais pedidos pelos bares do Brasil. Aqui ele leva a cachaça Dom Bré Tradicional, que é uma das preferidas pelos bartenders, limão e maracujá. Ela é adoçada com mel, o que a torna melhor ainda. Pra finalizar, uma densa e caprichada espuma de gengibre com limão raspadinho. Dá vontade de pedir um atrás do outro, de tão bom que ficou!
Avenida Getúlio Vargas, 200 lj 01 – Centro
Tel: 3215-0910
Procopão
Prato: Torre de Cebola
Drink: Caipilé de Tangerina
Completando noventa anos de idade e com um cardápio cheio de comidas gostosas, a participação do Procopão no Circuito Dom Bré me encheu de alegria, porque eu sabia que ia encher meu estomago de comida boa também! E eles vierem com uma verdadeira torre para o evento! Isso mesmo, uma torre de anéis de cebola, ou onion rings, como preferirem nomear esse leve e saboroso prato. A cebola é “desmontada” em anéis que são empanados e fritos, criando um tira gosto leve e ao mesmo tempo muito crocante. Os anéis chegam à mesa cuidadosamente empilhados. Depois, basta pedir uma caipi de tangerina com Dom Bré Tradicional, escolhida pelo Procopão para harmonizar com o belo prato. E aí então esses dois formam um casal perfeito, bonito, saboroso e atrativo. A caipi leva também um cremoso picolé de tangerina, pra tornar o drink mais agradável ainda. Que bom que o Procopão está no Circuito Dom Bré! Sorte nossa!
Rua Mariano Procópio, 1115 – Mariano Procópio
Tel: 3233-2000
Bravo Beer
Prato: Trio Mineiro
Drink: Caipirinha Tradicional
Quem está estreando esse ano no Circuito Temperos com Arte é o Bravo Beer, uma casa muito bacana que fica na Avenida Deusdedith Salgado, em frente ao Parque da Lajinha e já é conhecida por sua agenda musical. O prato escolhido por eles foi Trio Mineiro que, servido na pedra, traz um torresmo de barriga crocante, acompanhado de mandioquinha frita e linguiça de pernil acebolada. Os petiscos são cuidadosamente preparados, em cortes pequeninos ideais pra beliscar enquanto a gente saboreia uma caipirinha preparada com a cachaça Dom Bré Tradicional, limão macerado acrescido de xarope de açúcar e gelo. A bebida é finalizada com limão desidratado e alecrim. Um drink leve que caiu muito bem com a tradicional porção mineira.
Av. Deusdedith Salgado, 1763 – Teixeiras
Tel: 3237-3354
Totonho Happy Hour
Prato: Porcoletta
Drink: Mula de Moscow
O Totonho é uma dos donos de bares mais legais e divertidos de Juiz de Fora. E por isso seus pratos não podem ser corriqueiros! Eles sempre têm um toque diferente, e engraçado, nas suas receitas. E isso vai desde o nome, preparo e apresentação. Pois o tradicional botequeiro criou um prato inspirado na cotoletta, receita clássica italiana, mas aqui ela é feita a base de porco, mais precisamente do rocambole de torresmo, prato que é carro chefe da casa. Ele preparou a Porcoletta com o rocambole triturado e posteriormente empanado. O prato vem à mesa em forma de disco, quase como um burger artesanal, mas com todo o tempero do torresmo e ainda uma crocância deliciosa do empanado. Pra melhorar ainda mais, o prato leva também um queijo coalho grelhado que ficou bom demais com a geléia de abacaxi com pimenta. E pra arrematar tudo isso, nada melhor do que o drink Mula de Moskow! Não falei que ele não perde o humor? Um mule com Dom Bré Tradicional, espuma e refrigerante de gengibre, com assinatura da Carías Drinks, que entende tudo de mixologia e de Dom Bré!
Av. Brasil, 6345 – Shopping Jardim Norte
Tel: 3221-1056
Bar do Bigode & Xororó
Prato: Trém Bão
Drink: Caipirinha Tradicional
O Bar do Bigode & Xororó resolveu nos mostrar que pode ir muito além dos tradicionais, e saborosos, torresmos da casa. O prato dedicado ao Circuito Temperos com Arte é uma receita com pegada de comida do norte de minas: uma autêntica receita de carne de sol preparada artesanalmente na casa, acompanhada de couve rasgada coberta de alho frito e uma polenta cremosa com queijo e toque de provolone. A maminha, corte que foi usado na produção da carne de sol, é finamente fatiada e leva sal na medida certa, pra não atrapalhar o sabor. A porção chega fumegando na mesa numa pedra quentinha e quando você enfia a colher nessa polenta ela vai esticando com o queijo até o seu prato. Pra tornar tudo melhor ainda, a sugestão é uma caipirinha de limão com Dom Bré Tradicional que vai refrescar e fazer você pedir outra. Outra caipirinha e outra porção também!
Rua Oswaldo Aranha, 54 – São Mateus
Tel: 3213-0792
Sublime!
Prato: Sr. Mignon e seus 3 Amores
Drink: Caipi Gelato Sublime
Para esta edição do Circuito Temperos com Arte o Sublime tratou de melhorar ainda mais um prato que já é campeão: O Sr. Mignom e seus 3 Amores chega à mesa com file mignon em cubos acompanhado de molhos gonrgonzola, molho especial Sublime e molho de confit de alho flambado na cachaça Dom Bré Tradicional, todos servidos num mini pão italiano. A ideia é mergulhar o filé nos molhos e comer essa delícia acompanhada de uma cremosa Caipi Gelato Sublime de maracujá, preparada com Dom Bré tradicional e o gelato, o sorvete preparado à moda italiana. Entram ainda na receita a polpa da fruta, folhas de hortelã e um stecco, um picolé artesanal que também é feito seguindo a receita artesanal italiana. Sinceramente, é um drink apaixonante. Não é a toa que o maracujá, em inglês, é chamado de passion fruit não é mesmo?
Rua São Mateus, 408 – São Mateus
Tel: 3026-3222
E não perca na próxima semana a segunda parte desta matéria, com mais dez sugestões para você conhecer! Aproveite e vá programando o seu roteiro de visita e vamos juntos comemorar o Dia Nacional da Cachaça!