Caravana Antuérpia apresenta novos bares de JF

No roteiro confira espaços na cidade para sua visita também

Por Airton Soares

24/05/2019 às 07h35 - Atualizada 24/05/2019 às 07h35

  Na segunda rodada da Caravana Antuérpia indico novos bares de nossa cidade, todos excelentes e com comidinhas deliciosas, além de ambiente agradáveis para que a cerveja fique ainda mais saborosa e estenda a nossa permanecia nesses espaços.

 

PUBLICIDADE

Vila Container

Uma casa multiespaço com ambientes variados para todos os gostos! Por lá é possível tomar um belo chope Antuérpia sob os ombrelones do bistrô e ainda almoçar ou jantar no novíssimo Pesqueiro do Vila. Tem também uma drinqueria atualizadíssima e contemporânea, cheia de estilo, cores e sabores! Para a criançada, há espaço kids com recreação e também uma hamburgueria com sandubas artesanais que até os pais vão curtir. E ainda é possível realizar sua confraternização por lá, festas, aniversários, reuniões de negócios e muito mais. Tudo acompanhado de culinária saborosa e versátil, com petiscos e refeições que vão agradar aos mais exigentes paladares. Na nossa visita, tomamos a cerveja Antuérpia Premium Lager, trincando de tão gelada, acompanhada de um snack que leva carne suína picante, abóbora, massa crocante, cebolinha, picles de cebola e bacon crocante. Chegou à mesa também um snack de peixe desfiado e grelhado, com salada, picles de cebola e gremolatta de alga. E não parou por aí: o chef Aias Mathias nos apresentou, ainda, sua versão do tradicional de fígado com jiló, aqui servido com fígado de galinha flambado e com um creme delicioso. Ele casou perfeitamente com o jiló tostado com mel. Esse petisco caprichado pediu uma Antuérpia Tabla, potente, aromática e saborosa, para acompanhar. E como o tempo passa rápido quando estamos comendo bem, bebendo e nos divertindo! Foi quase um pecado pedir pra galera voltar ao ônibus que já nos esperava para a próxima visita do dia. E por isso o que mais ouvi dos convidados foi: “faço questão de voltar no Vila Container!”  Eu também!

Empório São Vicente

A segunda parada da caravana foi num bar que é uma verdadeira pérola, um espaço com pegada de pub/bistrô em pleno bairro Borboleta. Aconchegante e cheio de detalhes pelas paredes, fruto do cuidado do Ederson Morandi, que pessoalmente planeja, executa e transforma o espaço num agradável bar que faz a gente se tornar fã logo na primeira visita! Por lá, além de decoração muito bacana, chama a atenção a parede com 20 torneiras de chope, com os mais diversos estilos e marcas, com destaque para uma seleção de rótulos da Antuérpia que, sinceramente, eu ainda não havia visto igual em nenhum outro bar da cidade. E há também uma cervejeira com garrafas e latas com outros tantos estilos para que você possa visitar o bar por diversas vezes sob o pretexto de conhecer todas as variedades da bebida que a gente tanto gosta! Pra acompanhar tanta cerveja boa, na nossa visita eu pedi ao Ederson que não deixasse de servir o meu petisco predileto: o bolinho de abóbora recheado de carne-seca! Quentinho, bem recheado e com uma gotinha de pimenta ele é como um afago de tão gostoso! E tivemos também um crostini preparado pelo pizzaiolo da casa (sim, tem pizza por lá também) e, pra lembrar que estamos no bairro alemão de Juiz de Fora, um salsichão com salada de batatas. Aliás, o cardápio do Empório é variado, saboroso e versátil, contando com pratos típicos alemães também. Viu só? Não precisamos mais esperar a Festa Alemã em setembro pra comer a culinária germânica, regada a muita cerveja, como deve ser!

Patanisca Butiquim

E tivemos mais uma surpresa para os convivas da Caravana Antuérpia: um butiquim com alma carioca, em plena Olegário Maciel. O Gustavo Tinoco trouxe para Juiz de Fora a malemolência dos tradicionais bares da Cidade Maravilhosa, com um cardápio com vários pratos que são sucesso por lá e, principalmente, com a patanisca, o petisco que nomeia o bar e que é sucesso há vários anos lá em Copacabana. Trata-se de um bolinho de bacalhau que não leva batatas, é puro bacalhau, salsinha e cebola picadinha. Esse bolinho pede um fio de azeite para melhorar ainda mais o que já é excelente! E com uma cerveja premium da Antuérpia eu me senti em pleno calçadão de Copa. Só faltou a maresia! Para melhorar ainda mais, um pastelzinho preparado na hora, com recheio generoso de camarão e um toque de coentro, como deve ser esse petisco! E desce mais cerveja para alegrar esse verdadeiro evento gastronômico que virou a visita ao Patanisca, pois ainda tivemos um delicioso pastel recheado com costela de boi desfiada, preparada com esmero pela Alexandra, esposa do Gustavo e que comanda a cozinha. Eu sei que essa costela é uma receita que dá um baita trabalho, mas o resultado final é surreal de tão gostoso. Pra finalizar a comilança, chegou um joelho de porco defumado e em lascas, acompanhado de um molho barbecue e outro de melado que combinou perfeitamente com a Antuérpia Irish Red. Quer saber: foi tão bom que eu não vejo a hora de voltar lá! Vamos Juntos?!

Vila Container

Rua Roberto Stiegert 4 – São Pedro. 3321-3000

O conteúdo continua após o anúncio

Empório São Vicente

Rua Irmão Menrado 90 – Borboleta. 99197-7940

Patanisca Butiquim

Av. Olegário Maciel 1.318 – Paineiras. 3321-9143

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também