Um brinde à Cidade Alta!

Primeira Caravana Antuérpia revela chopes, cervejas e pratos de três casas especiais na Cidade Alta. Confira!

Por Airton Soares

17/05/2019 às 08h21 - Atualizada 17/05/2019 às 11h24

  A partir desta semana, a coluna convida o leitor para conhecer um roteiro de bares por toda a cidade, com muito sabor e regado a cervejas de qualidade. Aproveite minhas dicas, visite você também os bares e experimente toda essa culinária e harmonizações com as cervejas especiais da Antuérpia!

  Quem me acompanhou nesse primeiro passeio gastronômico foi o amigo Cesar Romero e sua Confraria, uma turma muito bacana que tornou o evento melhor ainda. E com muita cerveja, cardápio selecionado e passando por bares dos mais diversos tipos, fomos até a Cidade Alta mostrar que por lá é possível comer e beber bem com muita versatilidade. Saiba como foi o roteiro desta semana:

PUBLICIDADE

Bar do Antônio

O Marco Vireque, filho do Antonio que nomeia o bar, agora está à frente do negócio e, com o sócio Daniel de Paula, está seguindo a tradição familiar de cozinha raiz. Para tanto, remodelou o espaço, mas manteve a essência da casa: a comida de boteco caprichada e preparada pelo próprio Antonio, que comanda a cozinha por lá há mais de 20 anos. O lugar é famoso por servir, como descrito no cardápio, o melhor peito de boi da cidade. A porção vem na pedra, acompanhada de batatas cozidas. A carne é tenra e temperadinha, desfiando na ponta do garfo de tão macia. E o Marco, que entende tudo de cerveja, pois faz parte da Confraria da Cerveja Cruzada de Santo Arnaldo, sugeriu, com imenso sucesso, a harmonização desse tradicional prato com a Antuérpia Irish Red Ale. Por lá também experimentamos um surpreendente jiló empanado com parmesão. O fruto, com seu gosto característico, ficou ainda melhor com esse queijo de sabor marcante, e a crocância desse prato ficou inigualável. Peçam e divirtam-se. Vale muito a pena!

Picanha, Pimenta & Pinga

Um dos mais bonitos bares de Cidade Alta, com arquitetura muito bacana e espaços agradáveis para um bom bate-papo regado a cervejas de qualidade e cardápio com variedades que vão desde uma comidinha de boteco até refeições deliciosas para toda a família. Um deque rodeia quase todo o bar, com mesas e ombrelones que nos convidam a uma cerveja num fim de tarde contemplando a vista da cidade. Há ainda uma confortável área climatizada e um espaço kids, com recreação, que vai conquistar a criançada. Mas na Caravana Antuérpia o que conquistou mesmo os convidados foi um snak de queijo coalho que foi o acompanhamento perfeito para uma Antuérpia American IPA. E depois ainda tivemos uma macia costela de boi assada ao bafo e desfiada, uma das especialidades da casa, acompanhada de uma farofinha de biju e um vinagrete finamente picado, servidos em panelinhas de barro que dão nome ao prato. Essa é a pedida certa para uma Antuérpia Premium Lager!

Clube do Filet

O Clube do Filet trouxe para Juiz de Fora a tradição deste corte bovino que já era servido com maestria no endereço de Petrópolis. É a união de sabor, crocância e maciez num só prato. Não há o que falar, pois é perfeito. Já os cardápios especiais e noites temáticas promovidas pelo Alexandre Miranda, que está à frente do negócio, já foram até tema desta coluna. Mas é preciso contar que a cozinha do lugar prepara também pratos deliciosos que podem ser curtidos com uma Antuérpia geladinha de forma descompromissada e tranquila, aproveitando todo o ambiente agradável deste restaurante que fica na bela alameda que leva ao Morro do Imperador. E por lá tomamos rodadas de chope Antuérpia acompanhada do meu petisco preferido: os bolinhos de queijo provolone. Para acompanhar o bate-papo dos amigos do CR, chegaram ainda pasteizinhos de filé e, coroando todo esse passeio, mais uma vez ele, o filé, agora servido num aromático e bem temperado tartare com caviar de azeitona, preparado com todo o capricho do chef Léo Chevitarese. Para esse prato especial, a sugestão do sommelier Humberto de Moraes foi a Antuérpia Irish Red Ale. Chef e sommelier acertaram em cheio! Palmas para eles! Aliás, até eu ganhei palmas, com bolo e tudo! Sorte de quem comemora o aniversário com tanta gente boa por perto, e num restaurante tão atencioso com seus clientes! Obrigado, amigos!

E assim foi a primeira rodada da Caravana Antuérpia: cervejas especiais, gastronomia deliciosa dos mais diversos tipos e, principalmente, muita diversão!

Fiquem ligados porque na próxima semana tem mais! Vamos Juntos?!

Bar do Antonio

O conteúdo continua após o anúncio

Rua José Lourenço 1.262, São Pedro – Tel.: 98806-3967

Picanha, Pimenta & Pinga

Av. Eugênio do Nascimento 310, Aeroporto –  Tel.: 3215-7755

Clube do Filet

Alameda Engenheiro Gentil Forn, 1.700 – Morro do Imperador – Tel.: 3241-2030

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também