Gratidão

“Tudo isso nos remete a um entendimento da razão de nossas existências, que está longe de ser uma viagem de passeio”


Por Denise Gasparetti Drumond, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”

30/07/2021 às 07h00

O evangelho de Lucas nos traz a passagem de Jesus junto aos dez leprosos. O Nazareno cura a todos, porém somente um retorna para agradecer ao Mestre.
Agradecer a Deus é uma forma de comunicação com as esferas superiores. Uma oração estreitando laços com o mais alto. No seu exercício cotidiano vamos nos sintonizando com espíritos valorosos e vamos cultivando uma aproximação promissora, educativa, protetora e saudável.

O hábito da oração nos remete a essa ligação harmoniosa com faixas vibratórias luminosas que passam a clarear nossos caminhos, dando-nos sabedoria em nossa escolhas, alertando-nos para os perigos nas estradas e fortalecendo-nos diante das provas da vida.
Essa prática deve ser cultivada, num exercício frequente, diuturno, favorecendo uma ligação como uma onda de frequência fina, ajustada para uma sintonia que estabeleça uma comunicação clara, sem ruídos e sem interferências.

PUBLICIDADE

Buscarmos um ambiente silencioso que nos permita a concentração pode ser o passo primeiro. Na natureza, no nosso quarto, no templo ou em outro lugar, fechemos os nossos olhos e busquemos por Aquele que é o caminho, a verdade e a vida: Jesus!

Sua luz inundará nossa alma como um sol, que penetra nos abismos mais profundos da terra, fecundando a vida. Traz-nos a verdade que precisamos assimilar e a vida que necessitamos viver para fazermos o nosso progresso.

Tudo isso nos remete a um entendimento da razão de nossas existências, que está longe de ser uma viagem de passeio. Mas uma trilha de muitas lutas, de percalços arenosos, de resultados vitoriosos ou não.

Lembremo-nos de que nem sempre sucessos mundanos significam vitórias espirituais. Atentemo-nos para os aplausos da Terra que, em verdade, podem significar fragorosas derrotas reencarnatórias. Nem sempre o caminho do cristão encontra-se em consonância com os favoritismos terrestres…

A oração vem nos iluminar os passos nas encruzilhadas com nevoeiro denso. A gratidão pelo simples despertar vem nos enlevar, tornando-nos atentos e mais ligados aos espetáculos da vida, do canto dos pássaros, das cores das flores, da harmonia da natureza, da beleza do céu, do brilhos das estrelas…

Comungar com o alto pela força da gratidão é estabelecer uma sintonia menos material, mais simples, menos exigente, calma e pacificadora.

Na compreensão de nossa existência vamos entendendo que até as dificuldades constituem alavancas para o progresso e que a vida nos descortina belíssimas oportunidades de crescimento. Assim, dentro dessa viagem evolutiva, vamos abraçando a chance do recomeço, a cada reencarnação, com agradecimento a Deus pela oferta de oportunidades de corrigir o passado de faltas, socorrendo hoje quem ferimos ontem, educando a quem desencaminhamos no passado, amando a quem infelicitamos. Gratos pela oportunidade de fazermos o bem, trilhamos um caminho cheio de promessas redentoras, cujos passos corajosos nos impulsionam à felicidade.

O conteúdo continua após o anúncio

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões.
Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.