Dezembro verde: combate ao abandono dos pets


Por Monique Rodrigues, médica veterinária especializada em animais de pequeno porte

27/12/2022 às 07h00

A campanha Dezembro Verde, lançada por ativistas e protetores de animais, tem como missão conscientizar a sociedade sobre a guarda responsável de animais para conter o abandono. O último mês do ano foi o escolhido por neste período ter maior incidência de pessoas, desprovidas de amor e consciência, que acabam por abandonar os pets nas vias públicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados.

Com as festas de fim de ano, várias pessoas aproveitam para viajar, resultando na preocupação de onde deixarão seus pets. Diante disso, o número de abandono cresce e, por esse motivo, é fundamental o engajamento da sociedade na campanha. Além disso, em época de Natal e Réveillon, muitas pessoas são presenteadas com pets e nem sempre esses “presentes” são bem aceitos ou viáveis para o acolhimento na família, propiciando um risco a essa prática irresponsável.

PUBLICIDADE

No Brasil, foi aprovado em 7 de agosto de 2019, um projeto de lei da Câmara dos Deputados que afirma que animal não deve ser considerado uma posse, uma coisa. Portanto, um animal não é um presente. É um ser que requer atenção e cuidados diários, como uma eterna criança. Antes de adotar um pet, é fundamental analisar a questão de custos (alimentação, banho e tosa, vacinas e acompanhamento veterinário), dentre outros fatores que serão necessários para o bem-estar do animal. É imprescindível que amor e responsabilidade sejam fatores predominantes. Os animais merecem pertencer a uma família e ter um lar onde sejam realmente desejados, amados e bem tratados.

Durante o período de festividade de fim de ano, deve-se ter muita atenção aos pets, sobretudo em proximidades de piscinas (onde há acidentes neste período), cuidados com a alimentação (evitar alimentos temperados, panetones e chocolates), manter objetos pequenos longe do alcance (sobretudo das árvores de Natal) e a prevenção quanto aos fogos de artifício que geram um grande estresse aos pets. O ideal é que os responsáveis transmitam calma e segurança para os animais, podendo se utilizar de um chumaço de algodão em cada ouvido para minimizar a intensidade dos ruídos ou mesmo manter o pet em um ambiente fechado e seguro, permanecendo em sua companhia.

Adoção responsável, coibição de abandono, amor e carinho aos pets é o que desejamos para esse último mês do ano! Sejamos responsáveis e multiplicadores dessa campanha Dezembro Verde, afinal, eles merecem!

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.