‘Médicos do Bem’
“No bairro Jardim Gaúcho, em uma propriedade da comunidade, foi implantado o pioneiro trabalho denominado ‘Médicos do Bem’: um grupo de profissionais da área da saúde que, voluntaria-mente, se dispôs a atender a população local”
Os trabalhos na seara do Cristo são de possibilidades ilimitadas. Toda tarefa, para ser bem realizada, requer boa vontade, determinação e disciplina. Quando assim nos comportamos, podemos afirmar que o trabalho acontece.
Nessas muitas décadas de trabalho da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, dona Isabel não deixou escapar uma única oportunidade criativa e inovadora na prospecção de novos campos de atuação no Evangelho de Jesus, resultando sempre em múltiplas e infindáveis horas de convivência e conversas frutificantes. Como, por exemplo, as que se desenrolaram com os muitos profissionais da área da saúde, que traziam até ela dúvidas e questionamentos sobre as delicadas relações com os pacientes e as doenças. D. Isabel se viu, então, motivada a criar uma pequena reunião dedicada a esses estudos com o objetivo de orientar os profissionais à luz dos ensinamentos da Doutrina dos Espíritos, onde eram e ainda lhes são apresentados os enigmas das doenças, o processo de cura, o doente, os aspectos éticos da medicina perante a espiritualidade, as influências e terapêuticas espirituais e as demais questões que envolvem todos os inseridos nas múltiplas facetas do cuidar da saúde humana.
Décadas silenciosas transcorreram até os dias atuais. Esse silêncio, porém, em nada significa inoperância ou acomodação. O trabalho com os profissionais da saúde vem constantemente ganhando força, novos adeptos e espaço específico. Um grande número de trabalhadores fez dessa reunião compromisso profissional, levando o conhecimento adquirido para seus consultórios, hospitais e certames acadêmicos.
“Solidariedade: a nossa maneira de viver.” Essa frase de autoria de dona Isabel está estampada em um banner na entrada da nossa Casa, e essa referida solidariedade estendeu-se ao socorro aos doentes e aos desprovidos de amparo.
No Bairro Jardim Gaúcho, em uma propriedade da comunidade, foi implantado o pioneiro trabalho denominado “Médicos do Bem”: um grupo de profissionais da área da saúde que, voluntariamente, se dispôs a atender a população local. Duas vezes a cada mês, distribuídos em salas específicas, atendem aos necessitados – previamente cadastrados e, após triagem, encaminham aos profissionais específicos, que fazem parte da rede de trabalhadores do “Médicos do Bem”. Esses providenciam exames clínicos e laboratoriais e procedimentos cirúrgicos. Em mais esse trabalho, centenas de necessitados tiveram suas dores e suas aflições aplacadas pela extensão do braço de ação solidária da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”.
Recentemente, “Médicos do Bem” foi inscrito no Prêmio Euro-Inovação na Saúde. Dentre os mais de 1.600 inscritos, esse silencioso e robusto trabalho está entre os 11 finalistas. Se o troféu virá ou não, é uma questão de decisão de voto e júri. Para nós, desta comunidade, o grande prêmio é ver o trabalho criado por d. Isabel despertando o interesse e o desejo de implantação em várias cidades, o que fortalece a divulgação do bem, continuando os exemplos deixados por Jesus, que vão se tornando realidade através da fraternidade, pois como nos ensina a Doutrina dos Espíritos: “Deus ajuda ao homem através do próprio homem”.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.