A maioria gosta de levar vantagem
“As pessoas que agem dessa maneira podem ser consideradas brasileiros que possuem um grande desvio de caráter ou personalidade (…)”
Gérson (o canhotinha de ouro) foi um dos maiores ídolos do futebol brasileiro na década de 1970. Em 1976, ele protagonizou um comercial de cigarros da marca Vila Rica. O jogador da Seleção Brasileira disse a seguinte frase: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.
O comercial caiu no gosto popular, e viria a ser conhecida a “Lei de Gérson”, princípio em que determinado indivíduo age de maneira a levar vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.
Desde aquela época do comercial até os dias atuais, grande parte da população brasileira veio a ser egoísta, corrupta e sacana, que só pensa em si e só quer saber de levar vantagem. Não importa a condição financeira, o grau de instrução, a fé professada, a profissão exercida… Muitos homens são individualistas e avançam sobre o direito dos seus semelhantes para satisfazer suas necessidades.
O Brasil e o mundo estão repletos de pessoas que agem inadequadamente. Tratam os seus superiores com lisonja e os seus subordinados com desprezo; vivem maquinando desde o momento em que abrem os olhos; ludibriam os outros; usam o seu poder em proveito próprio; sobem na vida com adulações e tramoias; levam vantagens em todas as situações, isto é, o que interessa é ter o seu desejo realizado, e que se dane quem está em volta.
As pessoas que agem dessa maneira podem ser consideradas brasileiros que possuem um grande desvio de caráter ou personalidade, visto que suas ideias e seus projetos jamais estão voltados para o bem, estão sempre concentrados nos métodos que usarão para atingir os seus desígnios ruins. Enfim, os que vivem fazendo o mal para os outros, aproveitando das pessoas, só querendo levar vantagem e usar o seu poder para prejudicar famílias inteiras deveriam refletir profundamente e compreender que essas atitudes não passarão impunes.
Por outro lado, os homens que sempre procuraram e ainda procuram ser idôneos e corretos são chamados pelos que praticam a Lei de Gérson de imbecis, simples, humildes, idiotas, tolos, bobos…