Fraternidade e superação


Por Equipe Igreja em Marcha Grupo de leigos católicos

10/02/2018 às 07h00

Após o carnaval, que esperamos que seja alegre e saudável para todos, inicia-se a Quaresma, tempo forte de conversão para nós cristãos. Como sempre, a CNBB propõe para nós um tema importante para nossa reflexão, geralmente um tema em que estamos falhando coletivamente, para que todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade possam conhecer melhor a realidade proposta, julgá-la, principalmente à luz da Palavra de Deus, buscando depois um agir concreto para mudar essa realidade. O tema deste ano é a superação da violência.

Sabemos que toda espécie de vida se encontra ameaçada em nosso planeta. A violência contra a natureza, criando alterações climáticas, levando à extinção de espécies animais e vegetais, coloca em risco até o próprio planeta. Por outro lado, nossa sociedade vem se tornando cada vez mais individualista, promovendo o egoísmo, estimulando as pessoas a buscarem apenas o seu próprio prazer e bem-estar, provocando a concentração de riquezas, o que vem acarretando um mundo amoral, cujas consequências para a maior partes das pessoas são miséria, fome, vida subumana, violência e morte – por desnutrição, más condições de saúde e violência, entre outras causas.

PUBLICIDADE

Não é de se estranhar, numa sociedade de tal forma utilitarista, que a nação hegemônica no mundo se sinta no direito de invadir outros países, com o objetivo de impor o seu modo de organização política e obter o controle dos seus recursos naturais, como os Estados Unidos vêm fazendo no mundo, sob o custo de milhares de vidas. Na realidade, essa sociedade nasce de posturas que estão presentes nas nossas vidas. O conselho frequentemente ouvido de que temos que aprender a amar primeiro a nós mesmos. Essa cultura nos envolve tanto que nós mesmos, que lutamos para viver o Evangelho, nos surpreendemos agindo assim. Por trás de uma sociedade que agride a vida, estamos frequentemente nós mesmos.

Pouco adianta criticar Trump, fazer campanha contra o aborto, pela preservação do meio ambiente, se não nos transformamos e buscamos transformar o mundo, a começar pelo nosso entorno, em uma sociedade capaz de compadecer com cada ser vivo que sofre. Como nos diz o tema da Campanha da Fraternidade, que nos colocadiante de Jesus, que aconselha: “Vós sois todos irmãos”(Mt 23,8). Que os exercícios quaresmais nos auxiliem nessa escolha.

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.