O diálogo para superar tempos difíceis
“O avanço da pandemia da Covid-19 e a grave crise política, que atingem o país, exigem uma atenção especial e um renovado compromisso das religiões…”
Entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, totalmente on-line, acontecerá o 33° Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião (Soter), com o tema “Religião, laicidade e democracia: cenários e perspectivas”. Trata-se de uma grande oportunidade para refletir e debater sobre a religião, os leigos e o seu papel na atualidade diante dos desafios por que passa a democracia.
Diante disso, o Congresso busca, por meio de pesquisas e discussões teológicas e científicas, avaliar os novos contornos da realidade social que interpelam o pensar e o viver das pessoas. O avanço da pandemia da Covid-19 e a grave crise política, que atingem o país, exigem uma atenção especial e um renovado compromisso das religiões e dos leigos sobretudo com os que mais sofrem suas consequências.
Para tanto, a Soter dá continuidade às discussões anteriores e mantém a preocupação de estar atenta às urgências da sociedade, que passa por profundas transformações e agravamento de seus problemas, sobretudo no que tange o sistema democrático e a garantia de direitos. Esse contexto convida a uma reflexão responsável, a partir de dados concretos que dimensionem liberdade efetiva, oportunidades de participação e controle da sociedade social, direitos coletivos e individuais, proteção e promoção das pessoas. As religiões e os leigos precisam se engajar nessas questões.
Para a conferência de abertura teremos o juiz-forano e professor aposentado da UFJF dr. Pedro Assis Ribeiro de Oliveira, que vai abordar a “Religião, laicidade e democracia: cenários”. Além dele, teremos vários conferencistas do Brasil, de Portugal, da Itália e de várias universidades!
“Visualizam-se hoje novas manifestações, novos gritos sociais e políticos, novos espaços de resistência, e projeta-se uma transformação das estruturas e das instituições. É urgente pensar o papel da teologia e das religiões para um agir responsável, salvaguardando as garantias, os espaços e as liberdades, a fim de levantar pontos e práticas já existentes, mas também com a finalidade de oferecer novas perspectivas de atuação e investigação”, afirma o site da Soter. O Congresso é uma etapa importante dessa ação, que é de toda a Igreja.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.