Leia para uma criança!

“No momento em que os adultos leem para as crianças, elas despertam para se tornarem leitoras à medida que crescem”


Por Beatriz Lobo, Professora de Psicologia da Estácio

08/01/2023 às 07h00

No dia 7 de janeiro, comemoramos o Dia do Leitor, em homenagem à fundação do jornal cearense “O povo”, pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha, em 1928. Essa data nos convida a uma reflexão sobre o papel da leitura no nosso desenvolvimento enquanto humanos. A leitura possibilita a compreensão do mundo, impacta o desempenho cognitivo, facilita a comunicação e tem impacto na formação profissional e pessoal e na construção de pensamento crítico e reflexivo, propiciando o desenvolvimento da cidadania e a inserção na sociedade. É, ainda, um momento de lazer e prazer, um estímulo à imaginação. Ler é viajar sem sair do lugar. Possibilita conhecer mundos e histórias e, com isso, imaginar e sonhar novos mundos e novas possibilidades de solução de problemas.

É durante a infância que a criança tem os primeiros contatos com o mundo da leitura, por meio da família e, em seguida, da escola. A forma como a leitura é introduzida nesses espaços vai interferir no desenvolvimento do prazer associado à leitura, sendo fundamental que seja inserida de forma positiva no dia a dia. Considerando que a criança aprende, primordialmente, por meio da observação, ao imitar os comportamentos dos adultos e das crianças ao seu redor, torna-se crucial que a criança veja seus cuidadores lendo. Famílias que têm o hábito de leitura, que leem para si e que leem para suas crianças têm maiores chances de que elas desenvolvam o hábito de leitura.

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Uma importante forma de desenvolver o hábito de leitura em crianças é contar histórias, hábito que também fortalece o vínculo e as relações familiares, uma vez que ajuda a criança a associar emoções positivas à leitura e vivenciar trocas afetivas. No momento em que os adultos leem para as crianças, elas despertam para se tornarem leitoras à medida que crescem. Conforme se desenvolve e passa a ler sozinha, a criança vivencia o prazer associado às histórias e se beneficia da estimulação à imaginação propiciada pela leitura. A escola ocupa um lugar ímpar, que é de tornar essas atividades lúdicas, que possam facilitar a socialização e o desenvolvimento da leitura.

Nesse processo, o hábito da literatura desenvolvido na criança atua em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo, além de ser uma via de humanização. A literatura atua, nesse sentido, como um “equipamento intelectual e afetivo”, nas palavras de Antonio Cândido, uma vez que nos humaniza e nos alimenta de imaginação e poesia ao nos fazer vivenciar diferentes realidades e situações. Toda a sociedade se beneficia de leitores vorazes. Leia para uma criança!

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