O valor da consulta humanizada

“Para nós, cirurgiões-dentistas, a avaliação é tão importante quanto para o paciente. É ali que temos a oportunidade de compreender tudo sobre o caso e planejar para que o tratamento seja efetivo”


Por André Machado, Cirurgião-dentista especialista em endodontia

04/08/2021 às 07h00

Toda grande obra precisa de um projeto detalhado. Toda peça de arte precisa de um esboço. Um trabalho odontológico, que é realmente feito ao estado da arte, precisa de uma análise cuidadosa para traçar um plano de ação. E para traduzir o trabalho do cirurgião-dentista em uma verdadeira arte, a avaliação inicial é o primeiro passo desse processo.

No primeiro contato entre o cirurgião-dentista e o paciente, não se deve olhar apenas “o que ele tem na boca”. Devem se investigar as imagens radiográficas, compreender a queixa que ele está relatando, ouvir todo o seu histórico, checar a saúde geral e até mesmo seu estado emocional. Enfim, é ter humanidade com o paciente.
Muito além dos aspectos técnicos envolvidos na primeira consulta, é muito importante que o profissional disponha de tempo necessário para uma abordagem realmente humanizada. Tudo que for diferente disso deve ser evitado pelo paciente, pois essa pressa leva a erros, muitas vezes, difíceis de serem remediados posteriormente.

PUBLICIDADE

Para nós, cirurgiões-dentistas, a avaliação é tão importante quanto para o paciente. É ali que temos a oportunidade de compreender tudo sobre o caso e planejar para que o tratamento seja efetivo. Além disso, nós, como profissionais, podemos explicar tudo o que está acontecendo para estabelecer um vínculo de confiança e acolher aquele indivíduo aflito, afinal, sabemos como a consulta odontológica ainda amedronta boa parte das pessoas.

Para que tudo isso ocorra com tranquilidade, é importante buscar locais que ofereçam avaliações odontológicas longas e humanizadas. A exemplo da minha prática, utilizo um tempo inteiro de atendimento para a primeira consulta, que, na minha opinião, é a mais importante de todo o tratamento.

Nesse momento longo de consulta, além de suprir as informações técnicas para meu diagnóstico, consigo ouvir aquele ser humano que se encontra em dor. Faço todos os exames clínicos com microscópio, o que toma mais tempo, mas oferece mais qualidade na minha análise. Uso imagens radiográficas e clínicas do microscópio para ilustrar o que está acontecendo e ter um panorama seguro do caso.

Por atuar exclusivamente na Endodontia, especialidade da Odontologia que realiza tratamento de canal, lido muito com pessoas aflitas de dores dentárias, que, muitas vezes, mal conseguem dormir por conta disso. Inevitavelmente, isso me fez encarar a minha profissão com um olhar muito mais sensível, fazendo com que a minha avaliação tenha a humanização como sua maior premissa. Enquanto paciente, não deixe que isso seja diferente em nenhum serviço odontológico que buscar. A excelência é um reflexo da avaliação, e a humanização, um diferencial.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.