Pela democracia

O debate é a etapa final da campanha, no qual todos os envolvidos têm a oportunidade de, democraticamente, confrontar suas ideias e se apresentarem ao eleitor como melhor opção para a cidade


Por Tribuna

12/11/2020 às 06h58

Tão logo os partidos, por meio de convenções, definiram seus candidatos e suas candidatas ao Executivo, o Grupo Solar de Comunicação – mantendo uma tradição de longa data – iniciou uma série de entrevistas nas quais os pretendentes ao comando da Prefeitura, a partir de 1º de janeiro de 2021, tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas de gestão do município. Foi possível captar projetos de todos os matizes para enfrentar os desafios de uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. Muitas se aproximaram, outras foram totalmente distintas, o que é próprio de um processo com um número inédito de 11 indicações.

Nesta quinta-feira, numa nova etapa de discussão, esses personagens estarão frente a frente, a partir das 9h, para confrontarem suas propostas. Em parceria com a UniAcademia, o Grupo Solar – Rádio CBN e Tribuna de Minas – promove um debate, a etapa derradeira às vésperas do pleito municipal marcado para este domingo. O propósito de eventos de tal monta não é estabelecer dissensões, e sim levar ao público as metas e seu devido contraditório. A democracia se faz com transparência e confronto de ideias, implicando, necessariamente, a cortesia e o respeito mútuo, pois todos, em princípio, têm uma causa comum: o interesse coletivo.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus, que no Brasil já matou cerca de 165 mil pessoas, tornou-se um desafio de longa data, uma vez que ainda há um longo caminho até a implementação da esperada vacina. Até lá, os gestores enfrentarão problemas de toda ordem, sobretudo em decorrência do tempo do flagelo, que percorreu todo o ano de 2020. Houve desarranjos políticos, sociais e econômicos, e a retomada de uma nova normalidade deve ser feita em segurança. Como fazê-lo é um projeto fundamental da gestão.

Em razão dos riscos, o debate, que antes era realizado com casa cheia em auditórios e palcos, será restrito aos candidatos e a um assessor, o que não impede, porém, o seu acompanhamento. A Rádio CBN Juiz de Fora, por meio de sua frequência 91,3 FM, e as plataformas digitais do Grupo Solar e do UniAcademia também vão transmitir o evento em tempo real.

Com duração em torno de duas horas e meia, ele será dividido em três blocos: os dois primeiros com perguntas livres entre os próprios candidatos, e um terceiro, de encerramento, com considerações finais, no qual candidatos e candidatas fazem o derradeiro apelo ao voto e expõem por que devem ser merecedores desse aval. Tudo pela democracia.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.