Moeda salva operário de soterramento em Barbacena

Minutos antes do deslizamento que matou um trabalhador, colega saiu da escavação para pegar objeto antigo


Por Sandra Zanella

31/10/2019 às 15h09

Após a tragédia ocorrida na tarde de quarta-feira (30) em uma obra da Prefeitura de Barbacena, o Corpo de Bombeiros divulgou nesta quinta que um operário de 37 anos escapou do soterramento graças a uma moeda. Ele revelou aos militares ter saído da escavação, minutos antes do deslizamento de terra, para pegar o objeto de metal encontrado por um colega e jogado para fora do buraco.

“Segundo ele, estava juntamente com as vítimas dentro da vala realizando os trabalhos, quando, em determinado momento, a vítima que veio a óbito encontrou uma moeda antiga no meio da terra e a jogou para fora. Ao vê-la sendo arremessada, imediatamente saiu para pegá-la, dizendo que essas moedas antigas valem muito.” Ainda conforme os bombeiros, quando já estava fora do buraco, o funcionário percebeu que a terra veio sobre os outros dois operários que ficaram no local, vindo a soterrá-los.

PUBLICIDADE

O homem lamentou não ter tido como salvar seus colegas junto com os demais companheiros. Emocionado, ele acrescentou que, se não fosse pelo fato envolvendo a moeda, certamente estaria entre os soterrados. O operário prometeu guardar o objeto de metal que salvou sua vida.

O funcionário da Prefeitura de Barbacena Jairo Leandro de Matos, 45 anos, morreu soterrado, e outro trabalhador foi resgatado pelos bombeiros. De acordo com a corporação, o sobrevivente encontra-se no CTI do Hospital Regional da cidade, e seu quadro inspira cuidados.

O acidente aconteceu por volta das 12h30, em uma obra de manilhamento de captação de águas pluviais na Rua José Pires dos Reis, no Bairro das Mansões. Os operários colocavam manilhas de concreto em uma escavação com cerca de 10 metros de comprimento, profundidade de 2,5m e cerca de 1,5 m de largura. Durante o deslizamento de terra, o homem que acabou morrendo foi atingido na cabeça por um pedaço de concreto.

Em nota, a Prefeitura de Barbacena lamentou o caso e afirmou prestar assistência às vítimas. As causas serão investigadas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.