Ewbank recebe doses extras de vacina após aumento de óbitos por Covid-19
Reserva técnica foi enviada à cidade; com aproximadamente 4 mil habitantes, município teve dez mortes nos últimos dias
A cidade de Ewbank da Câmara, vizinha a Juiz de Fora, acendeu o sinal de alerta para a Covid-19 depois de registrar dez óbitos pela doença nos últimos dias. A maior incidência levou a Prefeitura a publicar novas regras de restrição, incluindo o toque de recolher depois das 21h. Em razão dessa situação, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora passou a acompanhar o aumento de casos no município e realizou o envio de reserva técnica de 200 doses de imunizantes contra a doença, na manhã desta quarta-feira (30).
Conforme foi divulgado pelo órgão na terça (29), o superintendente Gilson Lopes e sua equipe participaram de uma reunião com o prefeito da cidade, José Maria Novato, e com a secretária de Saúde, Márcia Valéria Bittar. Na ocasião, dados foram analisados, e traçadas estratégias emergenciais para conter o avanço de casos do coronavírus na cidade.
Alta nas mortes
Conforme a secretária de saúde, Ewbank tinha, até nesta quarta-feira (30), 365 casos confirmados, 14 óbitos e 13 pessoas positivas monitoradas. “Desde o início da pandemia, tivemos quatro óbitos por coronavírus no município. E, agora, em oito dias, tivemos 10 mortes registradas e confirmadas em razão da Covid. Assim, buscamos a ajuda da Superintendência Regional de Juiz de Fora, para fazermos controle epidemiológico e entender uma razão para esse fato”, afirmou Márcia.
Segundo ela, essas mortes estão relacionadas ao fato de que o município estava em um momento tranquilo da epidemia, que resultaram em algumas flexibilizações, acompanhando o Minas Consciente, uma vez que o município integra o programa estadual. “Mesmo com a informação, as pessoas extrapolam, participando de festinhas, de encontros. Temos uma área rural muito grande, e a população saía da parte central da cidade, onde estava fechado, e buscava alternativas, resultando em aglomerações, recusa de uso de máscara. Sem falar que temos uma população que se desloca diariamente da cidade para trabalhar”, ressaltou Márcia Valéria Bittar.
A secretária lembra que Ewbank da Câmara, que tem 3.923 habitantes, segundo dados do IBGE, encontra-se na faixa amarela, com 73% da população vacinável imunizada com a primeira dose e, desde o aumento dos casos e das mortes, foram divulgadas novas medidas restritivas. “Hoje estendemos o decreto até o próximo dia 12, com toque de recolher a partir das 21h e comércio aberto até 19h. Depois só delivery”, enfatizou, alertando a população: “A comunidade precisa usar máscara, sair de casa só quando for necessário, manter o distanciamento e usar álcool em gel, porque essas são as medidas principais que precisamos seguir”.
Delivery e toque de recolher entre as restrições
Em decreto publicado um dia antes, ficou determinado que todos os estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, clubes, pastelarias, pizzarias, lanchonetes e afins, de amplo acesso de pessoas, estão proibidos de funcionar, ficando permitido apenas o sistema de delivery. Também ficou proibida a realização cultos, missas, encontros religiosos e similares, em todas as igrejas, espaços religiosos e imóveis de qualquer natureza. Ainda de acordo com o decreto, está proibido o funcionamento de academias de ginástica, quadras esportivas e poliesportivas públicas e particulares, bem como campos de futebol públicos e particulares, onde sejam praticados esportes coletivos.
A medida proíbe a realização de torneios ou campeonatos, em área pública ou particular, sob pena de aplicação de multa aos organizadores e interdição do local ou do estabelecimento.
No mesmo dia também foi realizada a higienização e desinfecção das vias públicas da cidade, como forma de combater a proliferação do vírus.