Vítima de Covid-19 do Sul de Minas é transferida para JF

Mulher é do município de Carmo do Rio Claro, que teria atingido 100% de ocupação dos leitos de UTIMulher é do município de Carmo do Rio Claro, que teria atingido 100% de ocupação dos leitos de UTI


Por Sandra Zanella

25/05/2021 às 17h06- Atualizada 25/05/2021 às 20h17

Uma mulher de 49 anos, vítima da Covid-19, precisou ser transferida do Sul de Minas para Juiz de Fora no último domingo (23) em busca de uma vaga de UTI. Ela é do município de Carmo do Rio Claro, que teria atingido 100% de ocupação dos leitos especializados, precisando transferir pacientes para outras cidades. De acordo com a assessoria da Superintendência Regional de Saúde (SRS), apesar da demanda no Sul de Minas na última semana, esse foi o único caso de internação no município de paciente vindo daquela área, que fica fora da Macrorregião Sudeste, que abrange 94 cidades, tendo Juiz de Fora como referência.

“Nos últimos sete dias, segundo o sistema SUS Fácil, somente uma mulher de 49 anos oriunda do município de Carmo do Rio Claro (região de Passos) deu entrada na rede assistencial hospitalar de Juiz de Fora com infecção pelo coronavírus.” Ainda conforme a SRS, a central de regulação recebeu a solicitação no dia 21, e a paciente foi internada no dia 23. Ela recebeu alta da UTI já na segunda (24). “Não há registros de outros pacientes internados pela mesma causa nesse período em JF.”

PUBLICIDADE

A SRS esclareceu que, apesar de Juiz de Fora não ser referência para o Sul de Minas, em caso de necessidade, qualquer pessoa pode ser atendida em qualquer lugar. “O SUS é universal, integral e equânime.”

Microrregião de JF está com 85,9% de ocupação de UTI

Conforme relatório da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, divulgado nesta terça, a microrregião de Juiz de Fora, composta também por Lima Duarte, São João Nepomuceno, Bicas e Santos Dumont, está com ocupação total de 85,9% dos leitos de UTI adulto, Covid ou não. Dos 179 equipamentos específicos Covid, 146 estão com pacientes, o que corresponde a 81,6%. Já em relação às 91 unidades destinadas a outras enfermidades, 86 estão preenchidas (94,5%).

Em relação aos hospitais de Juiz de Fora que integram o Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus estava com 100% de ocupação das UTIs nesta terça, mesmo tendo 50 leitos disponíveis, 30 deles para Covid. Mais cinco unidades hospitalares da cidade apresentam taxas altas, acima de 80%: Fundação Instituto Clínico (IBG) ou antigo Hospital João Felício (96,7%); Santa Casa de Misericórdia (96,3%); HU-UFJF (95,2%); Hospital Regional Doutor João Penido (95%) e HPS (85%).

Ainda conforme o levantamento desta terça, três microrregiões estão com ocupação total de UTI superior a 90%: Muriaé (98,3%); Leopoldina/Cataguases (97,7%) e Carangola (92,9%). Além de Juiz de Fora, a microrregião de Ubá também tem taxa acima de 80%, ficando em 82,9%. Já a micro de Além Paraíba apresenta o índice mais baixo: 70%. A média de ocupação das UTIs de todas as regiões que compõem a macro Sudeste é 88,2%

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.