Suspeito de invadir base de dados bancários é alvo de operação em São João del-Rei

Segundo a Polícia Civil, suposto hacker teria exigido pagamento para resgate em bitcoins


Por Tribuna

25/04/2022 às 14h35- Atualizada 25/04/2022 às 14h47

Um homem, de idade não informada, suspeito de invadir a base de dados do Banco PAN, foi alvo de operação deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (25), em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, a cerca de 150 quilômetros de Juiz de Fora. O suposto hacker ainda teria exigido pagamento ao banco, para resgate dos dados, em bitcoins.

Segundo a Polícia Civil, a manobra contou com a participação de policiais paulistas (delegado, escrivão e investigadores) e com o apoio de 16 investigadores lotados na Delegacia Regional de São João. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão em decorrência da apuração coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Durante as buscas, foram apreendidos vários equipamentos de informática, pen drives e celulares, levados pela equipe paulista para análise de conteúdo criminal. “A ação teve como objetivo arrecadar elementos que comprovem o envolvimento de um suspeito na invasão à base de dados de uma instituição bancária. Após o crime, o investigado ainda estaria exigindo o pagamento em bitcoins para o resgate dos dados”, informou a instituição, por meio de nota.

Materiais apreendidos durante a operação da Polícia Civil (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

O delegado regional de São João del-Rei, Luiz Carlos Ferreira Pires, relatou ter sido contatado pela Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos de SP na semana passada. “Eles haviam registrado uma ocorrência, a pedido do Banco Pan, sobre uma invasão ao sistema, com tentativa de extorsão. O suspeito identificado residia em São João del-Rei.”

A partir daí, a polícia saiu às ruas realizando diligências. “Conseguimos localizar o elemento, e a polícia de SP solicitou o mandado de busca.” Ainda conforme o delegado, o suspeito foi localizado nesta data e encaminhado à delegacia, onde prestou declarações sobre o fato, sendo liberado em seguida. “Os exames periciais poderão concluir o envolvimento e qual a participação desse elemento.”

Banco descarta comprometimento de contas correntes

Procurado pela Tribuna, o Banco Pan informou que está acompanhando e colaborando com a atuação das autoridades competentes “para apuração dos fatos relacionados à recente fragilidade detectada na plataforma de terceiro de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões”.

O PAN reforçou que não houve invasão à infraestrutura do banco, comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou a cópia não autorizada de dados sensíveis ou que resultem em risco financeiro direto para o cliente e para o banco.  “A segurança da informação é prioridade e estamos à disposição para qualquer esclarecimento em nossos canais de atendimento ou na plataforma ‘requisição de privacidade’, localizada no menu inferior do site oficial do Pan (www.bancopan.com.br).”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.