UFSJ divulga edital de inscrição para o inverno Cultural 2018
Atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, entre outras formas
O edital para seleção de propostas artístico-culturais remuneradas referente ao 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi divulgado nessa quinta-feira (21). Organizado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e a própria UFSJ, o festival de artes integradas será realizado entre os dias 21 e 29 de julho de 2018, em São João del-Rei. Os grupos e artistas da comunidade externa à UFSJ e FAUF podem se inscrever de 19 de janeiro a 19 de fevereiro neste link.
As propostas devem se encaixar em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: ações especiais, arte-educação, artes cênicas, artes visuais, literatura ou música. As atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, entre outras.
Para a realização da edição de 30 anos do festival, a UFSJ está investido recursos próprios para assegurar o processo de democratização da produção e uso de bens culturais que perpassa o Programa Institucional de Extensão Universitária – Inverno Cultural.
As propostas vindas das comunidades internas à UFSJ e FAUF poderão participar voluntariamente do Inverno Cultural por meio de uma chamada exclusiva, a ser lançada em fevereiro de 2018.
Busca por mais interação com a comunidade
Desde a edição 2017, as ações do festival começaram a ser descentralizadas e voltadas para os moradores, acontecendo em nove bairros da cidade. Em paralelo, a universidade passou a reinvestir recursos do festival na criação e manutenção de quase dez grupos artístico-culturais nos bairros Tejuco, Senhor dos Montes e Matozinhos, a fim de permitir a formação continuada em cidadania cultural ao longo do ano. Segundo a universidade, esse modelo se mantém para a próxima edição e tem o objetivo de intensificar o caráter extensionista do Inverno Cultural, fazendo com que ele seja cada vez mais pensado para comunidade.
Outra mudança no novo edital prevê que as atividades oferecidas às pessoas busquem maior interação entre o artista e o próprio público, por meio de conferências, bate-papo, rodas de conversa, oficinas e ações formativas diversas. Além disso, as remunerações de algumas categoriais foram reajustadas: nas oficinas, por exemplo, o cachê passou de R$ 70 para R$ 100 a hora/aula.
O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 4 de abril de 2018.