Mais dois macacos mortos são encontrados em Lima Duarte
Coleta de material para análise de possível infecção por febre amarela não será possível
Mais dois macacos foram encontrados mortos na Zona Rural de Lima Duarte, município localizado a 65 quilômetros de Juiz de Fora. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade vizinha, os primatas estavam na comunidade de Andorinhas, próximo ao distrito de Conceição de Ibitipoca. Os animais foram encontrados no sábado (13) por pessoas que residem na localidade. A equipe da Vigilância Epidemiológica esteve no local nesta segunda-feira (15) e encontrou o corpo de apenas um dos macacos. Mas, devido ao avançado estado de decomposição, não foi possível coletar material para análise. De acordo com a assessoria, o corpo do segundo macaco possivelmente foi arrastado pelas águas da chuva. Ambos os casos, porém, foram notificados e informados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora.
Com estas duas ocorrências, sobe para quatro o número de animais mortos encontrados em Lima Durte. O primeiro caso aconteceu no dia 20 de dezembro, e envolveu um primata da espécie bugio, que foi encontrado nas proximidades da Cachoeira de São Bento. O segundo caso ocorreu há uma semana, quando o corpo do animal foi localizado na comunidade de Monte Verde. Nos dois casos, foi possível coletar material para análise, que foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório de referência para casos de febre amarela e raiva. A Prefeitura segue aguardando o resultado, que tem prazo de 30 dias para ficar pronto.
Vacinação
Depois das ocorrências registradas na Zona Rural do município, a equipe volante da Secretaria de Saúde de Lima Duarte reforçou a vacinação nas comunidades de Cachoeira de São Bento e de Monte Verde, realizando a imunização daqueles que ainda não foram vacinados, indo de casa em casa. Na próxima sexta (19), a equipe vai até a comunidade de Andorinhas para realizar a ação. As vacinas também estão sendo disponibilizadas na Policlínica, que fica no Centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ubá
Também em Ubá, a 100 quilômetros de Juiz de Fora, dois macacos foram encontrados mortos nos últimos dias. Conforme nota divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Ubá, o primeiro caso foi no domingo (14), quando populares encontraram o primata nas proximidades do Bairro Jardim Alves do Vale. O segundo caso aconteceu nesta segunda-feira (15), no Bairro Matheus Schettino. Em ambas as ocorrências foram coletados materiais para análise, conforme preconizado pelo Protocolo Clínico da Secretaria Estadual de Saúde. A Secretaria de Saúde de Ubá informou que, apesar dos registros, até o momento não há casos suspeitos da doença anotados no município nem a confirmação em animais. A Prefeitura explicou que tem tomado medidas preventivas, bem como o bloqueio das regiões onde os animais foram encontrados, a partir de ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Também será feita uma espécie de monitoramento vacinal dos moradores e frequentadores de locais próximos de onde os animais foram achados.
Vacinação
A Prefeitura de Ubá informou, ainda, que doses integrais das vacinas contra a febre amarela estão sendo disponibilizadas nas salas de vacina das unidades de saúde e da Policlínica. Para receber a dose, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua residência, portando o cartão do SUS, Cartão de Vacina e documento de identidade. Moradores do Centro de Ubá devem se dirigir à Policlínica, que teve os dias e horários de vacinação estendidos: das 7h30 às 17h.
A gerência regional da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Ubá afirmou ainda que uma reunião com todos os municípios da região será realizada nesta quarta-feira (17), com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal nas cidades do entorno e garantir a proteção da população contra a febre amarela.
Santos Dumont
Nesta segunda-feira (15), um macaco foi encontrado morto em Santos Dumont, município a 50 quilômetros de Juiz de Fora. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o primata foi localizado no Bairro São Sebastião, próximo ao quartel da cidade. Este foi o primeiro animal encontrado no município neste ano. No final de 2017, Santos Dumont contabilizou cinco macacos encontrados mortos. A assessoria informou que só foi possível coletar material para análise em dois casos: no macaco desta semana e no primeiro de 2017, que apareceu em novembro. A Prefeitura aguarda, agora, o resultado das análises e reiterou que a campanha de vacinação na cidade começou em março do ano passado, e que mais de 90% da população encontra-se imunizada.