Cadastro escolar de 2022 é unificado nas redes municipal e estadual em 740 municípios mineiros

Juiz de Fora não adota modelo, mas cidades da região integram sistemas de cadastramento


Por Tribuna

15/11/2021 às 15h59- Atualizada 15/11/2021 às 16h01

O cadastro de estudantes para a rede pública de ensino de Minas Gerais vai acontecer por um sistema que integra as redes municipal e estadual em 740 municípios do estado. O cadastramento ocorre entre a próxima quarta-feira (17) e o dia 10 de dezembro pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Com o modelo integrado, logo após a inscrição e a divulgação do resultado, a escola indicada para a efetivação da matrícula será a mais próxima da residência do aluno, com vaga para a etapa de ensino pleiteada, seja ela municipal ou estadual.

Aderiram ao Sucem 740 municípios, mas Juiz de Fora ficou fora da lista, assim como outras das cidades mais populosas do estado, como Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia. Por outro lado, municípios da Zona da Mata adotaram o sistema integrado, como Santos Dumont e Ubá. ¶

PUBLICIDADE

Nos municípios que não aderiram ao Sucem, o sistema vai exibir apenas as escolas estaduais. Caso o interessado queira pleitear uma vaga em uma escola municipal dessas localidades, ele deverá obter informações do cadastramento junto à Secretaria Municipal de Educação. No caso de Juiz de Fora, o cadastramento da rede municipal venceu em outubro.

Inscrição

Podem se inscrever no Sucem os estudantes que querem cursar o 1º ano do ensino fundamental, seja aqueles com 6 anos completos ou que forem completar até 31 de março de 2022. Também podem ingressar aqueles advindos de outras redes que não a estadual ou municipal, que aderiram ao sistema integrado.

Também podem se cadastrar os alunos de escolas públicas matriculados em unidade de ensino, que não ofertará, em 2022, o ano de escolaridade que será cursado pelo estudante. Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar.

O cadastro acontece pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações, como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno e filiação ou nome do responsável legal.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.