Prefeitura de Ewbank da Câmara cancela carnaval na cidade

Decisão estaria relacionada aos danos causados pelas fortes chuvas que assolaram o município na última semana


Por Gabriel Magacho, estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa

13/02/2023 às 16h47

Diante dos diversos estragos causados pelas fortes chuvas que afetaram o município na última semana, a Prefeitura de Ewbank da Câmara anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), a decisão de cancelar todos os eventos públicos do carnaval de 2023 na cidade. A medida, anunciada nas redes sociais do Executivo municipal, também foi confirmada pelo prefeito José Maria Novato (Cidadania) à Tribuna. Na terça-feira passada (7), o município foi atingido por uma chuva torrencial que deixou mais de 200 famílias desabrigadas. Além disso, diversos prédios públicos e residências foram tomados pela água.

Em entrevista, Novato afirmou que a decisão foi tomada justamente pela atual situação da cidade, que ainda permanece em estado de atenção diante da possibilidade de novas tempestades nas próximas semanas. “Foram mais de 500 pessoas afetadas, com 240 famílias que ficaram desabrigadas inicialmente. No presente momento, felizmente não temos mais ninguém desalojado, mas temos regiões que ainda estão bastante afetadas pela destruição que a chuva causou. A Zona Rural, por exemplo, ainda está isolada em alguns pontos, além das diversas pontes e ruas que ficaram danificadas com o temporal”, ressaltou.

PUBLICIDADE

A estimativa do prefeito é que, com o cancelamento dos eventos públicos, será possível remanejar as verbas destinadas ao carnaval para a recuperação das áreas mais afetadas. “Como é uma verba própria do município, que fica entre R$ 550 mil e R$ 600 mil, nós iremos usar esse dinheiro para justamente realizar as obras que forem necessárias para colocar nossa cidade no lugar”, afirmou Novato. Ainda na última terça-feira (7), a cidade de Ewbank da Câmara chegou a declarar estado de emergência.

Doações são bem-vindas

Ainda de acordo com Novato, por mais que não existam desabrigados, as doações destinadas ao município ainda são necessárias e bem-vindas. “A única coisa que não estamos precisando é de doação de roupas, porque recebemos bastante material nos últimos dias. Mas itens como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de cuidado pessoal, além das roupas de cama ainda são necessários e bem-vindos”, ressaltou.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.