Mais de 48h após tombamento de carreta, BR-040 segue parcialmente interditada

Veículos passam por uma faixa de cada uma das pistas, mas trânsito flui normalmente


Por Vívia Lima

12/07/2018 às 19h47- Atualizada 13/07/2018 às 15h21

Dois dias após o tombamento de uma carreta carregada de óleo lubrificante e graxa na BR-040, o trânsito no local segue parcialmente interditado nesta quinta-feira (12). O fluxo está em uma faixa em cada sentido mas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flui normalmente. A empresa responsável pelo veículo realiza os trabalhos de remediação do vazamento, transbordo da carga e limpeza da pista. A expectativa é de que até o final de hoje, os trabalhos cheguem ao fim, e o tráfego seja totalmente liberado, segundo informou a Via 040, concessionária que administra o trecho entre Juiz de Fora e Brasília.

O acidente ocorreu por volta das 18h30 da última terça-feira (12), quando o veículo seguia em direção a Belo Horizonte. Entretanto, a carga foi derramada sobre a pista no sentido oposto, interditando totalmente o km 730 das 20h de terça até às 5h20 do dia seguinte, na altura de Oliveira Fortes, município localizado entre as cidades de Santos Dumont e Barbacena. Houve congestionamento de vários quilômetros nos dois sentidos da via.

PUBLICIDADE

Conforme nota enviada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) foi comunicado sobre o tombamento e, nesta quinta, um técnico esteve no local acompanhando a limpeza da pista e avaliando os possíveis danos ambientais provocados.

“De acordo com ele, o material derramando atingiu somente a pista e não houve contaminação de nenhum curso d´água”, diz o texto. Ainda segundo o documento, após a finalização do trabalho de limpeza será realizado auto de fiscalização, sendo que a empresa transportadora deverá ser autuada pela ocorrência. Uma equipe de atendimento emergencial da Sermage, empresa especializada nesse tipo de atendimento, contratada pela transportadora, está no local realizando as medidas mitigadoras e de controle”. O serviço é realizado por quatro caminhões e, segundo a Semad, todo o material proveniente da limpeza está sendo retido e encaminhado para descarte adequado.

Demora

Desde quarta-feira, veículos foram orientados a utilizar como rota alternativa o desvio pelos municípios de Oliveira Fortes, Paiva e Santa Bárbara do Tugúrio, retornando à BR-040. As rotas chegaram a aumentar a viagem em cerca de 45 quilômetros, conforme a PRF. O acidente também trouxe impactos às viagens dos ônibus intermunicipais, causando demora de mais de uma hora para os destinos entre Juiz de Fora e as cidades de Carandaí, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.