Trégua das chuvas traz alívio nas cidades de Ponte Nova e Cataguases
Municípios já atuam em medidas de recuperação dos danos causados após as cheias dos rios Piranga e Pomba
A cidade de Ponte Nova voltou a se aproximar da normalidade após as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Após ter ruas tomadas pelas águas do Rio Piranga, com moradores sem energia e alguns totalmente ilhados, a quarta-feira (12) é de alívio e possibilidade de início da recuperação das áreas afetadas. Apesar disso, ainda há reflexos, principalmente em áreas de encostas. Nesta quarta-feira, por exemplo, três veículos caíram de um estacionamento após a queda de um barranco no Bairro Palmeiras. Segundo o prefeito Wagner Mol (PSDB), equipes da Prefeitura estiveram no local avaliando a situação e prestando suporte aos moradores e comerciantes do entorno. Não houve vítimas no acidente, e o prefeito informa que, até agora, parece não haver risco em relação à estrutura do prédio. “O condomínio está contratando profissionais para fazer esse levantamento mais apurado”, finaliza.
Sobre a situação geral do município, o prefeito informou que, no decorrer da noite de terça-feira para quarta-feira, o rio foi monitorado constantemente e baixou cerca de 40 centímetros. No momento, ele conta que “algumas vias que estavam bloqueadas nós conseguimos fazer a passagem de algumas ruas. Permanecemos com duas pontes interditadas dentro do perímetro urbano, e ainda as oito pontes da zona rural que foram destruídas”. Além disso, o distrito Pontal, que ficou ilhado pois teve seus dois acessos interditados devido ao nível do rio, agora está podendo ser acessado por pelo menos um deles.
O chefe do Executivo também informa que já estão em ação medidas de reparo. “Começamos a fazer um serviço de limpeza lavando as ruas, retornando algumas pessoas às suas residências que estão com maior situação de tranquilidade. Permanecemos ainda com cerca de cinquenta pessoas que estão desabrigadas em prédios e escolas do município”, diz. O prefeito destaca que um geólogo foi contratado para fazer um levantamento das áreas de risco onde ocorreram mais problemas.
Em Cataguases, Rio Pomba volta para caixa
As chuvas e o transbordamento do Rio Pomba deixaram 766 pessoas desalojadas na última semana em Cataguases. O rio atingiu 7,65 metros de volume, mas, nesta quarta-feira, às 10h, constou um valor de 5,15 metros e retornou para a caixa, que suporta até 5,50 metros de volume.
A assessoria da Prefeitura de Cataguases informa que “há possibilidade de, a partir de hoje (quarta-feira), as famílias retornarem para suas casas”. O município registrou chuvas na terça-feira (11), mas mesmo assim o rio baixou o nível a partir das 23h.
A assessoria ainda informa que a maior preocupação da Prefeitura, com esse quadro, é com o bem-estar das famílias atingidas e com as encostas da cidade. “Uma equipe da Defesa Civil está visitando esses lugares hoje, e a Prefeitura já começou os serviços de limpeza e recuperação das vias atingidas”.