Bombeiros capturam ouriço em Barbacena

Animal estava escondido entre os armários de ferramentas de uma residência


Por Kathlenn Batista

07/11/2018 às 13h52

Cabo Welkimara segura o ouriço-cacheiro (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Barbacena foi acionada, na manhã desta quarta-feira (7), para capturar um ouriço dentro de uma residência. O animal estava escondido entre os armários de ferramentas em um cômodo da casa. No local, os bombeiros conseguiram retirá-lo com o uso de um gancho, comumente conhecido como “cambão”. O bicho foi colocado em uma caixa e, posteriormente, solto em uma mata nativa existente nas proximidades.

“Tem sido muito comum a captura desses animais, uma vez que a destruição de mata nativa e o excesso de chuvas fazem com que eles saiam de suas tocas à procura de abrigo e alimentação”, explicou o sargento Adeir, que chefiou os trabalhos. “Os ouriços, ou ouriço-cacheiro, como são conhecidos, são animais dóceis, que não atacam. Eles usam os espinhos para se proteger do ataque de outros animais, principalmente cães, que acabam sendo, ao mesmo tempo, vítimas de seus espinhos, que podem medir até seis centímetros”, completou a cabo Welkimara, que também estava na equipe, e foi quem capturou o animal.

PUBLICIDADE

De hábito noturno, os ouriços chegam a pesar cerca de 800 gramas e se alimentam de insetos, répteis e de vegetação rasteira, sendo muito comuns na região da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.