ONG denuncia golpe de venda de passagens no Trem Rio-Minas

Bilhetes e pacotes de supostas viagens de trem entre Cataguases e Três Rios (RJ) já estariam sendo comercializados, mas projeto ainda não iniciou atividades


Por Marcio Santos

05/06/2018 às 21h05

Previsão é de que composição comece a funcionar ainda neste semestre (Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação)

A venda de bilhetes e de pacotes falsos para passeios turísticos no Trem Rio-Minas tem preocupado a ONG Amigos do Trem, responsável pelo projeto. A organização recebeu denúncias e questionamentos de agências de turismo sobre a venda de bilhetes de supostas viagens entre Cataguases e Três Rios (RJ), trecho onde o trem irá operar. No entanto, não há bilhetes sendo comercializados e não há previsão para que as viagens comecem, visto que o projeto ainda depende de adequações.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

O primeiro contato denunciando o golpe ocorreu por iniciativa de uma agência de turismo do Rio de Janeiro, de acordo com o presidente da ONG, Paulo Henrique Nascimento. “Estamos recebendo muitas mensagens e denúncias a respeito da venda de bilhetes e pacotes para o Trem Rio-Minas. Nós não estamos comercializando nenhum tipo de passagem. Por conta das viagens testes que estamos realizando, apenas com a equipe técnica e autoridades, algumas pessoas estão se aproveitando da situação para praticar este tipo de crime”.

De acordo com Paulo Henrique, o projeto deverá ser inaugurado ainda no segundo semestre deste ano. As viagens ocorrerão aos fins de semana, e haverá pontos conveniados para a comercialização de bilhetes e pacotes para os passeios turísticos quando as atividades tiverem início.  Ainda são necessárias adequações, como o cumprimento de normas técnicas, a assinatura de contrato com a concessionária e a manutenção da malha ferroviária que compõe o trajeto de 120 quilômetros por onde a composição seguirá, já que os trilhos estavam inativos.

Alerta

Conforme publicação oficial feita na página da ONG em uma rede social, a diretoria do órgão informa que recebeu centenas de mensagens acerca da suposta venda de bilhetes e nega que esteja havendo qualquer tipo de comercialização. A organização alerta ainda para que a população não compre os bilhetes e pede para que os consumidores denunciem a prática.

Roteiro inclui oito cidades da região

O trem Rio-Minas passará pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais, e em Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Serão duas locomotivas fazendo os trajetos Três Rios-Cataguases e Cataguases-Três Rios, ambos com conexões em Além Paraíba. Sendo assim, os passageiros poderão fazer viagens com destinos à sua escolha.

O tempo de deslocamento da viagem completa, entre Cataguases e Três Rios, será em torno de três horas e 40 minutos, passando por cinco estações. O trajeto contrário, da cidade fluminense à mineira, deverá ocorrer em cerca de duas horas, passando por três estações.  A composição terá capacidade para atender 800 passageiros por semana e terá 15 vagões no total, com um vagão restaurante, uma lanchonete, um vagão específico para eventos e outro com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.