Pegadas de onça parda são flagradas em São João Nepomuceno

O felino teria sido visto pela primeira vez por moradores nas proximidades do loteamento Caminho Real, na última sexta-feira


Por Vívia Lima

03/06/2020 às 19h59- Atualizada 03/06/2020 às 20h00

Pegadas seriam de onça parda (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Desde a última semana, moradores de São João Nepomuceno, que fica distante cerca de 60 quilômetros de Juiz de Fora, tem tido suas rotinas mudadas desde que encontraram pegadas de uma onça parda, que estaria rondando a cidade.

O felino teria sido visto pela primeira vez por moradores nas proximidades do loteamento Caminho Real, na última sexta-feira (29). Na data, a Defesa Civil da cidade recebeu diversas denúncias informando sobre o aparecimento do animal. Já na tarde de terça-feira (2), representantes da Defesa Civil e Polícia Militar de Meio Ambiente estiveram na propriedade onde o felino deixou rastros pela primeira vez.

PUBLICIDADE

No mesmo dia, o animal teria sido avistado, mas o fato não foi constatado in loco pelas equipes responsáveis. Um áudio que estaria circulando nas redes sociais dá conta de que o animal foi flagrado por câmeras de monitoramento de um estabelecimento comercial do Bairro Bela Vista. À Tribuna, o secretário e diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luciano Vital, afirmou que, até agora, uma moradora deu falta de galinhas que estavam em seu terreiro, e um outro morador garante tê-la visto por meio de um binóculo. Fato é que pegadas foram encontradas pela Polícia Militar de Meio Ambiente, que acredita ser da onça parda.

“A gente acredita que ela tenha se aproximado mais da cidade devido ao isolamento causado pelo novo coronavírus. Há meses estamos em isolamento, a cidade mudou, o silêncio se tornou praticamente constante com menos gente circulando e isso pode ter trazido ela mais para as proximidades. Ela está andando no quintal das pessoas”, disse.

Diante disso, os moradores foram orientados a deixar as luzes de suas casas acesas e, caso suspeitem da presença do animal, devem fazer barulhos constantes utilizando bombinhas para afugentar o felino. “A gente sabe que a onça costuma não se aproximar de ambientes claros, daí a importância de sempre ter uma luz acesa, principalmente em períodos noturnos e durante a madrugada.”

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal tem hábitos noturnos e pode andar uma distância de cerca de 25 a 30 quilômetros por noite. Ainda segundo Luciano Vital, o fato foi comunicando à 4ª Companhia de Meio Ambiente de Juiz de Fora, ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ao IBAMA.

A fim de garantir a segurança da população, serão afixadas placas alertando sobre a presença do animal, já que o local onde o animal teria sido visto é rota de caminhada de população e há casas.

Em Juiz de Fora
Não é de hoje que a região tem sido frequentada por felinos de grande porte. Há pouco mais de um ano, uma onça-pintada mudou a rotina de moradores de Juiz de Fora. O animal rondou a cidade por várias semanas consecutivas, sendo vista pela primeira vez no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora. O felino foi capturado em 12 de maio de 2019, por meio de uma armadilha e já está em seu habitat natural.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.