Viçosa tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos
Segundo caso foi notificado nesta segunda-feira, e primeiro, na última quinta; pacientes encontram-se em monitoramento, diz Prefeitura
A Prefeitura de Viçosa informou, nesta segunda-feira (1º de agosto), que um segundo caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) está sendo investigado no município. A primeira suspeita da doença na cidade, localizada a cerca de 170 km de Juiz de Fora, foi notificada na última quinta-feira (28).
Segundo a Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica recebeu uma notificação de um serviço de saúde local do município de um caso suspeito da doença e adotou os protocolos do Ministério da Saúde.
Trata-se de uma paciente que já se encontra em isolamento domiciliar e que não apresenta sinais graves da doença, de acordo com a Prefeitura.
Os exames realizados serão enviados ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para confirmação ou descarte do caso em investigação.
Segundo as normas técnicas vigentes, “o caso está sendo conduzido com monitoramento do paciente para verificação de novos sinais e sintomas e acompanhamento da sua evolução”, informou a Administração municipal.
Primeiro caso
Em relação ao primeiro caso suspeito da doença no município, a Vigilância Epidemiológica informou que segue com monitoramento e acompanhamento dos resultados dos exames para a sua finalização, de acordo com os critérios de liberação e análises da Funed.