Eleitores fazem fila para regularizar o título de eleitor neste fim de semana
Cartório eleitoral atende em horário especial neste fim de semana. Também é possível regularizar o título de eleitor pelo Título Net
Neste fim de semana, o cartório eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) em Juiz de Fora funciona em esquema de plantão para os eleitores que desejam regularizar o título de eleitor. A unidade, que está localizada na Avenida Presidente Itamar Franco 1.420, no Centro, funciona entre meio-dia e 18h neste sábado e no domingo (1º de maio). Neste primeiro dia de plantão, o atendimento foi marcado por filas.
A Tribuna compareceu ao local e observou grande movimentação de pessoas em busca de regularizar o título de eleitor. A professora Letícia Rocha da Silva, de 25 anos, moradora do Bairro Milho Branco, era uma das eleitoras que esperavam a vez de ser atendida. “A fila está grande, porque considero que muitas pessoas deixaram para o última hora, assim como eu. Quando cheguei, por volta das 11h30, já tinham muitas pessoas, mas acho que o processo está fluindo bem”, avaliou.
Segundo ela, na sua frente, havia ainda cerca de 40 pessoas na espera, mas a oportunidade de regularizar o título de eleitor no fim de semana se apresentou como uma oportunidade para ela. “Esse atendimento no sábado é ótimo, porque trabalho durante a semana”, afirmou. Ela contou que não é natural de Juiz de Fora e já teve que justificar o voto em três eleições e, por isso, buscava regularizar sua situação eleitoral. “Desta vez, achei que já estava na hora de regularizar, para poder exercer meu voto e minha cidadania”, ressaltou.
Prazo para regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio
O esquema especial do Cartório Eleitoral em Juiz de Fora tem como objetivo dar oportunidade às pessoas para resolverem suas pendências antes do encerramento do prazo, que vai até a próxima quarta-feira (4 de maio). Entretanto, é possível solicitar a regularização por meio do Título Net, plataforma oficial do Tribunal Superior Eleitoral.
LEIA MAIS:
Pendências
Conforme o servidor da Justiça Eleitoral, Eduardo Braga, o eleitor pode realizar todos os procedimentos necessários para regularizar o título e eleitor durante o plantão presencial do cartório eleitoral, como o cadastramento ou a atualização de local de voto, além das demais pendências que o indivíduo pode ter.
Ainda conforme Braga, o comparecimento de eleitores e as solicitações que chegam à unidade pela via on-line tiveram crescimento exponencial na última semana de abril. A expectativa é de que a demanda aumente gradualmente até o final do prazo para a regularização, na próxima semana.
O limite de 4 de maio vale para quem precisa obter o documento para votar pela primeira vez e também para a solicitação de mudanças, como inclusão do nome social, atualização de dados cadastrais, transferência de município e transferência para seção com acessibilidade.