Kalil terá 24 segundos a mais que Zema na propaganda de rádio e TV

Horário eleitoral gratuito começa na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto


Por Renato Salles

19/08/2022 às 19h06

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais definiu, nesta sexta-feira (19), a distribuição do tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV dos candidatos ao Governo de Minas. Quem terá o maior tempo é o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) que terá direito a três minutos e 19 segundos a cada bloco do horário eleitoral gratuito. Assim, Kalil terá 24 segundo a mais que seu principal adversário na corrida pelo Palácio da Liberdade, o governador Romeu Zema (Novo), que terá dois minutos e 55 segundos.

Na sequência, o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) terá um minuto e 41 segundos por bloco; o senador Carlos Viana (PL), com um minuto e 36 segundos; e a professora Lorene Figueiredo (PSOL), com 27 segundos. Os outros cinco candidatos, Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) não terão acesso à propaganda eleitoral nos blocos, uma vez que seus partidos não alcançaram o número mínimo de representantes na Câmara dos Deputados. 

PUBLICIDADE

“O sorteio e a distribuição do tempo não contaram com os partidos AGIR, Democracia Cristã (DC), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido da Causa Operária (PCO), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Unidade Popular (UP), porque não cumpriram os requisitos da Emenda Constitucional nº 97/2017, que alterou as regras para acesso ao horário eleitoral gratuito e fundo partidário (cláusula de desempenho)”, detalhou o TRE.

Com relação às aparições ao longo da grade de programação de rádio e TV, Kalil terá 327 inserções; Zema, 286; Pestana, 165; Viana, 158; e Lorene, 44. As definições aconteceram em audiência pública ocorrida na tarde desta sexta, quando o TRE também fez o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto. Para o cargo de governador, quem abrirá o horário eleitoral será Alexandre Kalil, seguido por Romeu Zema.

Para o cargo de senador, o primeiro a aparecer será Pastor Altamiro (PTB), seguido por Marcelo Aro (PP). Nesta disputa, o maior tempo de veiculação será do candidato à reeleição, o senador Alexandre Silveira (PSD). No caso de deputado federal, o primeiro dia de veiculação do horário eleitoral será iniciado pela Federação Fé Brasil (PT/PCdoB/PV). O mesmo vale para o cargo de deputado estadual. 

Vale lembrar que, nos programas em bloco, será adotado o sistema de rodízio, de acordo com a sequência sorteada, devendo o partido político, federação ou a coligação que teve seu programa apresentado em último lugar, ser deslocado para o primeiro lugar do dia seguinte e assim sucessivamente. No caso das inserções, é seguido o plano de mídia, que distribui as inserções de todos os partidos, federações e coligações, ao longo da programação diária das emissoras de rádio e televisão.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.