Apesar das filas à tarde, TRE avalia que fechamento das urnas não deve atrasar em JF

De acordo com o TRE, filas diminuíram ao longo da tarde e horário deve ser cumprido na cidade


Por Carolina Leonel

02/10/2022 às 17h13- Atualizada 02/10/2022 às 17h28

O fechamento das urnas eletrônicas não deve atrasar em Juiz de Fora, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à Tribuna. Conforme o órgão, as longas filas observadas ao longo da manhã e no início da tarde na maioria das zonas eleitorais começaram a diminuir pouco depois das 16h.

Por volta das 16h30, o movimento foi considerado tranquilo na maioria dos locais do votação da cidade. A equipe da Tribuna esteve no Colégio dos Jesuítas e avaliou que a votação estava dentro da normalidade. Ainda segundo o TRE, o atraso, se ocorrer, deverá ser eventual.

PUBLICIDADE

O mesário Evando de Oliveira destacou que o movimento foi maior até as 15h. Depois disso, segundo ele, as filas foram diminuindo, e a média de espera, que antes estava acima de 40 minutos, passou a ser de 15 minutos. “A biometria tem atrasado bastante. Quase nunca pega de primeira. Com os mais idosos principalmente. Fora isso, foi tudo tranquilo.”

A eleitora Anna Beatriz Rodrigues, 17 anos, e a avó Yedda Gama, 79, foram votar juntas. Elas afirmaram que a votação foi tranquila e que não tiveram de aguardar por muito tempo na fila. De acordo com Anna, foi muito importante viver esse momento ao lado da avó – dessa vez como eleitora. “Já vim outras vezes acompanhando, mas foi a primeira vez que eu votei. Gostei muito. Acho muito importante votar.”

Para a coordenadora de acessibilidade do Jesuítas, Katia Regina, parece que desta vez a abstinência ao voto foi menor. “Não tem como ter certeza ainda, mas acho que mais gente veio votar. Principalmente por ser uma votação polarizada, em que cada voto importa.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.