Pesquisas Ipec e Datafolha apontam indefinição para possibilidade de 2º turno para presidente
Conforme o Ipec, Lula tem 51% dos votos válidos. Já o Datafolha aponta 50%; Bolsonaro tem 37% no Ipec e 36% no Datafolha
Os institutos de pesquisas Ipec e Datafolha divulgaram neste sábado (1) a última rodada de pesquisas de intenções de votos para Presidente da República. De acordo com os levantamentos, não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno das eleições no Brasil. Isso porque, em ambos os estudos, Lula (PT) obteve a preferência de pelo menos metade dos eleitores, mas o resultado está dentro da margem de erro. Para vencer as eleições neste domingo, o candidato do PT precisa obter, nas urnas, 50% dos votos válidos mais um.
Segundo o Datafolha, Lula tem 50% das intenções de votos válidos. Já o Ipec estima 51%. O resultado percentual já exclui aqueles eleitores que declararam votar em branco e nulo, além dos indecisos. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a declaração de votos de 36% dos eleitores de acordo com o Datafolha, e 37% no caso do levantamento do Ipec. Confira o resultado completo:
Datafolha*
- Lula (PT) – 50%
- Jair Bolsonaro (PL) – 36%
- Simone Tebet (MDB) – 6%
- Ciro Gomes (PDT) – 5%
Ipec*
- Lula (PT) – 51%
- Jair Bolsonaro (PL) – 37%
- Ciro Gomes (PDT) – 5%
- Simone Tebet (MDB) – 5%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
* votos válidos, excluindo indecisos, brancos e nulos.
A pesquisa Ipec foi contratada pela TV Globo e ouviu 3.008 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Já a pesquisa Datafolha foi encomendada pela jornal Folha de São Paulo e ouviu 12.800 eleitores entre 30 de setembro e 1º de outubro. Ambas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).