Lula cai de 47% para 45%, e Bolsonaro mantém 32%, segundo Datafolha

Primeira pesquisa após sabatinas, início da propaganda eleitoral e debate também mostra Ciro Gomes e Simone Tebet com melhor desempenho


Por Levy Teles, Agência Estado

01/09/2022 às 23h04

Em pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (1º de setembro), após as sabatinas do Jornal Nacional, da TV Globo, do início do horário eleitoral na TV e no rádio, e do primeiro debate na Band TV, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, mas oscilou de 47% para 45% das intenções de voto. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu o desempenho da última pesquisa, com 32%.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) melhoraram o desempenho nas intenções de voto. Com o avanço, os candidatos reduzem a chance de a disputa ser definida no primeiro turno.

PUBLICIDADE

Na comparação com o levantamento do dia 18 de agosto, Ciro passou de 7% para 9%, e Simone Tebet foi de 2% para 5% – acima da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

No segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 53%, ante 38% do candidato à reeleição. Na pesquisa de agosto, Lula tinha 54% e Bolsonaro 37%.

O Datafolha entrevistou 5.734 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em 285 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-00433/2022.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.