Frente Nacional de Prefeitos lança carta em defesa da democracia e da harmonia entre os Poderes

Margarida Salomão (PT) participou da construção do documento divulgado nesta segunda-feira que reitera a importância da convivência harmônica entre Legislativo, Executivo e Judiciário


Por Renato Salles

31/08/2021 às 14h00

Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) participou das discussões da diretoria-executiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que resultaram na publicação de uma carta aberta em defesa do Estado Democrático de Direito e da harmonia entre os Poderes. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (30).

“A mensagem das prefeitas e dos prefeitos é um alerta de que essa irresponsabilidade, além de ameaçar a democracia, também fere a consecução de políticas públicas, o atendimento às demandas do povo. Um complemento necessário para dimensionar devidamente a crise que vivemos. É nas prefeituras que a pressão arrebenta. Somos nós que vacinamos o povo. Somos nós que atendemos quem passa fome. Somos nós que gerimos a urbanidade”, afirmou Margarida, que é vice-presidente de Direitos Humanos da FNP.

PUBLICIDADE

No documento, a FNP defende a unidade. “Agora é hora de unirmos o país. E unir o país é impedir que haja esgarçamento entre os poderes”, afirmou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, nesta segunda, em reunião para pactuar a carta aberta ao Brasil, divulgada à imprensa. No encontro, governantes municipais destacaram a importância do diálogo e da construção de pontes para enfrentar as dificuldades do momento, que estão potencializadas com a pandemia ocasionada pela Covid-19.

Secretário-geral da FNP, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, classificou a carta como “oportuna”. O documento foi divulgado em um momento em que o país alcança a marca de 580 mil mortes por Covid-19 e contabiliza quase 14,4 milhões de desempregados. “Nossas armas devem ser as boas ideias – alicerces da paz social. Defendemos, portanto, a construção de pontes para o efetivo diálogo federativo para a pactuação e coordenação das políticas públicas. Clamamos por respeito à democracia, às instituições e à população brasileira”, conforme o trecho final da Carta.

Além de Margarida, participaram da reunião para aprovação do documento os prefeitos de Campinas, Dário Saadi, vice-presidente de Saúde; de João Pessoa, Cícero Lucena, 1º secretário nacional; de Osasco, Rogério Lins, vice-presidente de Empreendedorismo; de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; e de Salvador, Bruno Reis, vice-presidente de PPPs e Concessões; além do vice-governador do DF, Paco Britto; e de representantes de Canoas, Caruaru, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.