Eleições 2020: Fernando Elioterio é o novo pré-candidato do PCdoB à PJF
Ele assume o projeto da legenda após desistência de João Vítor Garcia por motivos pessoais
Ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e ex-diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura de Juiz de Fora, durante os últimos dois mandatos do ex-prefeito Tarcísio Delgado (entre 1997 e 2004), o advogado João Vítor Garcia não é mais o pré-candidato do PCdoB à PJF. A confirmação veio neste domingo (30) em vídeo postado nas redes sociais pelo próprio João Vítor, que também anunciou que será substituído no projeto eleitoral pelo servidor público federal Fernando Elioterio, que agora encabeça a pré-candidatura da legenda.
O nome de Fernando Elioterio já vinha sendo trabalhado internamente dentro do PCdoB como candidato a vice-prefeito. Em conversa com a reportagem, ele confirmou a troca e, assim, sua pré-candidatura à Prefeitura. Especialista em gestão de saúde pública e com experiência como assessor técnico no Ministério da Saúde durante o Governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele reforça que a mudança de nomes não altera o projeto desenvolvido até aqui e que João Vítor continuará como um dos responsáveis pela formatação do plano de Governo a ser apresentado à cidade.
“É um planejamento de um grupo, em que eu já vinha sendo trabalhado para ser o candidato a vice-prefeito. Não se trata de projeto pessoal. Estamos pensando a cidade, com uma proposta audaciosa e de pés no chão, ciente dos problemas da cidade”, explicou. A desistência de João Vítor de disputar a Prefeitura de Juiz de Fora pela segunda vez – ele foi candidato em 2004 – se deu por aspectos pessoais, apelos familiares e dos riscos de se colocar em uma campanha eleitoral em meio à pandemia da Covid-19.
“O avanço da pandemia revelou dramático. Não se faz campanha sem andar pela cidade e sem estar próximo do eleitor. Nos últimos dias, percebi que não posso dar o partido que ele precisa e espera de mim. É preciso corpo a corpo, e isso a pandemia me impede. Esse sentimento se aprofundou ainda mais nas conversas com a família. Então, até porque nossa pré-candidatura nunca foi um projeto pessoal, mas sim uma construção coletiva e uma tarefa de uma sincera e apaixonada equipe, juntos decidimos que o melhor neste momento é a indicação de outro nome”, disse João Vítor, em vídeo publicado em suas redes sociais.
Tópicos: eleições 2020