Servidores municipais aprovam proposta da PJF de reajuste de 10%

Sindicato reuniu trabalhadores em assembleia para deliberar sobre proposta, que ainda define 16% de reajuste no tíquete-alimentação


Por Gabriel Silva

31/03/2022 às 13h40

(Foto: Divulgação/Sinserpu)

Reunidos em assembleia na noite de quarta-feira (30), os servidores municipais de Juiz de Fora aprovaram a proposta básica da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de recomposição salarial de 10,06% e de reajuste de 16,66% no tíquete-alimentação da categoria. A reposição nos vencimentos limitou-se à taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a 2021, garantindo a retroatividade apenas aos primeiros meses de 2022, que serão pagas de maneira parcelada.

De acordo com comunicado do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu/JF), o reajuste será válido a partir dos vencimentos que serão recebidos em maio. A retroatividade, por sua vez, será paga em três parcelas, nos meses de maio, junho e julho. Já o reajuste no tíquete passará a valer a partir de agosto, no pagamento referente a julho, sem retroatividade.

PUBLICIDADE

A aprovação do reajuste nos moldes propostos pelo Executivo foi tratada como uma vitória pelo Sinserpu, também pelo aumento no tíquete superior à taxa de inflação. “Esse reajuste, que ainda não é o ideal, a categoria aprovou e a gente tem recebido mensagens de críticas, mas muito mais mensagens de apoio (…). O servidor, hoje, acordou tranquilo de que ele vai, no próximo pagamento, receber 10% (a mais)”, diz o presidente do sindicato, Francisco Carlos da Silva.

O sindicato teve reunião na manhã de terça com o Secretário de Recursos Humanos (SRH), Rogério Freitas, que é ex-presidente do Sinserpu. Do encontro, resultou o comprometimento da Prefeitura em apresentar um cronograma para pagamento da progressão funcional para servidores da saúde e segurança pública, além de outro calendário para as demais categorias do serviço público municipal. A diferença ocorre em função de leis que beneficiaram as duas primeiras categorias e congelaram os direitos das outras funções.

Na manhã desta quinta-feira (31), a Prefeitura publicou um vídeo confirmando os termos do reajuste e a assinatura do acordo. “Para a Prefeitura, foi um esforço financeiro muito grande para que chegasse a esses termos, no sentido de que a gente possa, cada vez mais, valorizar os servidores”, avalia o secretário Rogério Freitas. “Tão logo a gente consiga aprovar o processo, vamos enviar o projeto de lei para aprovação da Câmara Municipal”.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.