Guerra fiscal pode levar sprinters da Mercedes-Benz para o Espírito Santo

Assunto deverá ser tratado, de novo, na semana que vem na sede da montadora

Por Paulo Cesar Magella

31/01/2019 às 20h13 - Atualizada 31/01/2019 às 20h16

Nos bastidores empresariais, há uma preocupação com a ação de estados vizinhos sobre projetos de Juiz de Fora. Antes foi o Rio de Janeiro, que, à base de incentivos fiscais, levou várias indústrias para o outro lado do Paraibuna, especialmente Três Rios. A pressão, agora, vem do Espírito Santo, cuja meta é levar para Vitória, onde se situa um dos principais portos do país, o desembaraço das sprinters da Mercedes-Benz. Atualmente, os veículos, produzidos na Argentina, chegam ao Porto do Rio e vêm direto para Juiz de Fora. O Governo capixaba sugere que o desembaraço aconteça no seu próprio porto sob o argumento de custos. Não há confirmação, mas algumas fontes disseram que o assunto será tratado, de novo, na semana que vem na sede da montadora.

Mais uma

Vários empresários estão preocupados, pois qualquer mudança a essa altura do campeonato afeta mais ainda a economia da cidade. Como a M. Dias Branco tornou-se uma incógnita, entendem que as lideranças políticas também devem atuar para evitar uma nova possível perda. Esse trabalho deve ser desenvolvido pelos deputados eleitos em outubro, cuja posse ocorre nesta sexta-feira tanto em Belo Horizonte quanto em Brasília. Essa discussão, avaliam as lideranças, deve ser feita acima do viés político, devendo ser uma causa comum da cidade.

PUBLICIDADE

Biometria obrigatória

Juiz de Fora está entre as 121 cidades que, a partir do dia 5, terça-feira, irão iniciar o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados nesses municípios que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Aqueles que já coletaram todos os dados não precisam fazer o cadastramento novamente. Nas eleições municipais de 2020, a biometria já será exigida na cidade.

Reforma de Almas

O prefeito Antônio Almas já começa, nesta sexta-feira, a fase de implementação da reforma administrativa cuja sanção está disponível no Atos do Governo, o Diário Oficial Eletrônico do município. Agora são 15 secretarias após a fusão das pastas de Meio Ambiente (SMA) e de Atividades Urbanas (SAU), que resultará na Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano; da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) na nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Turismo; e a incorporação da Comissão Permanente de Licitação pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH).

A nova Câmara Federal

Com uma participação de 243 novos parlamentares, a Câmara Federal dá posse hoje aos deputados para a 56ª legislatura, em solenidade que começa às 10h, no plenário Ulysses Guimarães. O índice de 47,3%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa, representa a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. De Juiz de Fora tomam posse Júlio Delgado (PSB), Margarida Salomão (PT), Lafayette Andrada (PRB) e Charlles Evangelista (PSL). Os dois últimos vão exercer o primeiro mandato em Brasília, embora já acumulem experiência legislativa: Lafayette era deputado estadual, e Evangelista, vereador por Juiz de Fora.

O conteúdo continua após o anúncio
Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também