Governo federal estuda liberação de verba para Hospital Regional

Em encontro com Bruno Siqueira e deputado Marcus Pestana, Temer pede a Ministério da Saúde que priorize o empreendimento


Por Renato Salles

30/08/2017 às 06h00

Obras da unidade hospitalar no Bairro São Dimas seguem em ritmo lento (Foto: Fernando Priamo)

A viagem do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) a Brasília na última quarta-feira (23) pode resultar em dividendos para a cidade em um futuro próximo. Ciceroneado pelo deputado federal Marcus Pestana (PSDB), Bruno se reuniu com o presidente Michel Temer (PMDB), para quem levou algumas demandas juiz-foranas. A principal delas diz respeito a uma solução financeira para o Hospital Regional, cujas obras no Bairro São Dimas seguem em ritmo lento. Os pleitos locais teriam sido bem recebidos por Temer, que teria sinalizado a possibilidade de, via Ministério da Saúde, liberar os R$ 40 milhões necessários para a conclusão da estrutura física do aparelho de saúde.

“Houve uma série de problemas de engenharia e descontinuidade de repasses financeiros. O HPS (Hospital de Pronto Socorro) presta um serviço essencial à população, mas as condições de trabalho e atendimento são muito ruins. A estrutura arquitetônica e o local já estão obsoletos. Precisamos ter um hospital de urgência, um pronto-socorro, que dê dignidade aos profissionais que trabalham e à população. Faltam R$ 40 milhões. Levamos esta demanda ao presidente Temer, e ele telefonou imediatamente para o ministro da Saúde para que esta ação fosse incluída no rol de investimentos prioritários do Ministério da Saúde”, relatou Pestana após o encontro.

PUBLICIDADE

Bruno também classificou a conversa como produtiva. “O presidente foi solícito e ligou para os ministros para que os investimentos cheguem a Juiz de Fora. No caso do Hospital Regional, a gente agora tenta buscar recursos federais, já que o Estado está com problemas financeiros para conseguir avanços.”

Para 2018

Segundo Pestana, a expectativa é de que recursos para as obras do hospital possam figurar no orçamento federal de 2018. “Demos o primeiro passo. Houve o apoio do presidente da República. Agora, o Ministério deve colocar no orçamento do ano que vem a retomada das obras. Vamos resgatar o investimento já feito. Ali já funciona a central de regulação do Samu Regional, que é modelo.”

Outras demandas resultaram em ligações de Temer para sua equipe ministerial. Uma delas diz respeito a projeto da Prefeitura para pavimentação de vias em bairros da cidade, pleito repassado pelo presidente ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. Já a requisição para doação de terreno a ser destinado a ação social ligada à Igreja Católica, em parceria com o Poder Executivo municipal, foi endereçada ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. “Tenho certeza de que esta doação será concretizada”, avaliou o deputado tucano.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.