Margarida: ‘O bem de Juiz de Fora está acima de qualquer nome’

Em sua primeira fala como prefeita eleita, candidata do PT afirma que está aberta ao diálogo ‘com todos’


Por Renato Salles e Leticya Bernadete

29/11/2020 às 22h01- Atualizada 30/11/2020 às 10h48

margarida
Margarida acena para apoiadores na Praça da Estação após a confirmação da vitória (Foto: Leonardo Costa)

Poucos minutos após o fechamento de todas as urnas da cidade, a deputada federal Margarida Salomão (PT) falou pela primeira vez como prefeita eleita de Juiz de Fora na noite deste domingo (29). Com pouco mais de 144 mil votos, a parlamentar bateu o empresário Wilson Rezato (PSB), que obteve o apoio de cerca de 118 mil eleitores, no segundo turno das eleições e será a primeira mulher a governar o Município. Sem muito tempo a perder, uma vez que assume a Prefeitura no dia 1º de janeiro de 2021, Margarida afirmou que os trabalhos para transição de governo já serão iniciados nesta segunda-feira (30).

Margarida já anunciou os nomes dos seis integrantes que comporão a equipe de transição. “Começamos a trabalhar amanhã para estabelecer a transição. Minha comissão será formada por três mulheres e três homens”, pontuou Margarida. Os nomes elencados foram os da ex-vereadora Cidinha Louzada, da advogada Rosana Lilian e da professora Giane Elisa. Completam o grupo os sociólogos Martvs das Chagas, ex-secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Biel Rocha, ex-deputado estadual, além do professor Rogério Freitas, ex-presidente municipal do PT. A disponibilidade em dar início imediato à transição também foi manifestada pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) e comunicada à prefeita eleita.

PUBLICIDADE

Representatividade na montagem do secretariado

Desta maneira, já na formação de sua equipe de transição, Margarida cumpre sinalização feita ao longo da campanha de que pretende ter uma equipe paritária, com o número proporcional de homens e mulheres na composição de seu secretariado, e também um grupo diverso do ponto de vista racial, com a participação de negros e negras. A intenção aliás foi reforçada ao longo da entrevista coletiva concedida pela prefeita eleita. “Teremos um governo que representa a população de Juiz de Fora.” Em sua fala após apuração das urnas, Margarida manteve o tom conciliatório apresentado ao longo da campanha. Assim, disse estar disposta a dialogar com as variadas forças da cidade, inclusive com o grupo do empresário Wilson Rezato, derrotado nas urnas neste domingo.

“Tivemos apoios fora do nosso partido que entenderam a importância da nossa mensagem de desenvolver Juiz de Fora no direito das pessoas à cidade. Quero falar com todos, os que votaram em mim e os que não votaram. Serei prefeita de todos. Recebi esta delegação das urnas. Vamos conversar com todo mundo. Temos canais abertos com todos os agentes políticos, inclusive com o Wilson e com o PSB. O bem de Juiz de Fora está acima de qualquer nome”, afirmou a futura prefeita. Para além do diálogo aberto com os variados campos políticos da cidade, Margarida reforçou ainda a intenção de implementar um governo com ampla participação popular, capaz de ouvir os habitantes para um planejamento territorializado das ações, diagnósticos e soluções de problemas observados na cidade.

‘Gratidão pela cidade’

A prefeita eleita ainda agradeceu pelos mais de 144 mil votos recebidos neste domingo. “O sentimento é de gratidão pela cidade, por ter tido a coragem de eleger pela primeira vez na sua história uma mulher prefeita. Também por dar uma oportunidade ao PT, que sempre foi bem votado na cidade, mas nunca tinha tido a chance de governar Juiz de Fora. Sei a enormidade da esperança da população. O sentimento no momento é de gratidão, de humildade e de uma determinação enorme de fazer com que nossa gestão responda a esta esperança”, afirmou.

Candidato derrotado no segundo turno, Wilson Rezato não havia realizado manifestações públicas após o resultado das urnas, que apontou a vitória de Margarida. Procurada pela Tribuna, sua equipe informou que o empresário vai se manifestar na manhã desta segunda-feira.

Comemoração pela vitória de Margarida

Antes mesmo das urnas estarem 100% apuradas, diversos apoiadores já se reuniam na Praça da Estação, na Região Central, em frente ao local onde Margarida aguardava o resultado. A maioria dos participantes era composta por jovens. Logo após a divulgação do resultado, Margarida realizou uma aparição na sacada de um casarão do local. Os eleitores que a acompanhavam celebraram com gritos, buzinas e com instrumentos musicais. Em seguida, a candidata eleita concedeu uma entrevista coletiva à imprensa.

O conteúdo continua após o anúncio

A comemoração continuou na Praça da Estação, com aumento no número de pessoas, apesar das orientações para evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. Próximo ao local, também houve grande movimentação de veículos buzinando em celebração à vitória da candidata. Nas ruas de Juiz de Fora, o mesmo foi observado na Região Central, principalmente nas avenidas Getúlio Vargas, Barão do Rio Branco e Itamar Franco.

Tópicos: eleições 2020

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.