UFJF pede a alunos desocupação da Reitoria
A administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encaminhou ontem dois documentos aos estudantes que ocupam a Reitoria desde o último dia 18. Em um dos textos assinados pelo reitor Júlio Chebli e o vice-reitor Marcos Chein, o comando da instituição pede que o grupo “Ocupe UFJF” delibere pela plena desocupação do prédio, com a sinalização de manter aberto o diálogo com os discentes acerca de suas demandas – que vão desde a garantia e ampliação do pagamento de bolsas de apoio estudantil, liberação da moradia destinada aos alunos e incremento na iluminação e no sistema de transporte do trânsito, de forma a garantir maior segurança para os frequentadores do campus. Até o fechamento desta edição, o “Ocupa JF” estava reunido em assembleia e não se posicionou sobre o apelo da Reitoria.
Para justificar o pedido de desocupação, o documento pondera que ocorreram avanços nas negociações, com o reconhecimento da administração acerca de legitimidade do movimento. A UFJF ressaltou que assumiu compromissos com os ocupantes no sentido de atender à maioria das demandas. Também já iniciou processo para pagamento de auxílio emergencial de R$ 400 aos estudantes que possuam renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo e que já tenham o pedido de bolsa avalizado pelas assistentes sociais. O texto ressalta que o prédio é a sede administrativa da instituição de ensino e, com seu pleno funcionamento comprometido, tem ocorrido a interrupção de serviços considerados essenciais, além de prejuízos às atividades de ensino pesquisa e graduação, o que poderia ocasionar dificuldades na execução do orçamento e na prestação de conta a órgãos reguladores.
O outro documento encaminhado aos estudantes traz compromissos assumidos pela UFJF nas mesas de negociação formadas entre as partes. Alguns dos pontos citados integram lista postada pelo “Ocupa JF” no Facebook, em que os estudantes ponderam sobre as demandas que consideram ter obtido avanço e aquelas que ainda carecem de maior entendimento. Entre os itens que ainda esperam cessões da Administração Superior estão, entre outros, a garantia de que os alunos ocupem a moradia em um prazo de 30 dias com seus eletrodomésticos e móveis, de forma temporária, até que ocorra a licitação para compra destes itens.
Visita ao prefeito
Júlio Chebli cumpriu agenda ontem com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB). Na pauta, além de ações pertinentes a parcerias entre Prefeitura e UFJF, Chebli levou ao chefe do Executivo uma das reivindicações dos ocupantes da Reitoria, que pleiteiam aumento nas linhas do transporte coletivo que ligam a universidade aos bairros. Em resposta, ouviu de Bruno que alterações neste sentido devem ser contempladas pela licitação do serviço já em andamento. Segundo o Município, a concorrência permitirá a integração de todas as linhas com o bilhete único, o que poderá beneficiar os usuários que precisam utilizar duas passagens em seus deslocamentos.