Servidores aposentados recebem com atraso de cinco dias
Categoria permanece apreensiva quanto à possibilidade de acerto da última parcela
Desde que o escalonamento foi adotado pelo Governo do estado para pagar os salários dos servidores, eles vêm enfrentando atrasos tanto na primeira parcela, que já deixou de ser paga no quinto dia útil, quanto na segunda, que atinge quem recebe mais que R$ 3 mil. Nesse mês, a segunda parcela estava prevista para a última sexta-feira (21). Os trabalhadores da ativa receberam com atraso de um dia. Os aposentados, no entanto, só receberam na tarde desta terça-feira (26), cinco dias depois do previsto.
“Embora nós já tivéssemos recebido, continuamos com todas as atividades paralisadas até que todos os trabalhadores recebessem. Estamos todos juntos nessa luta. É um descaso muito grande”, diz o diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal de Minas Gerais (Sindifisco/ MG), Manoel Magalhães. Ele explica que, se a terceira parcela do pagamento, prevista para essa quarta, não sair, a categoria retomará o movimento.
O diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), Givanildo Guimarães Reis, acrescenta que, além do atraso nos pagamentos, eles foram adiados para o fim do mês. “Sempre fazemos vários questionamentos ao Governo, e ele não nos apresenta uma desculpa coerente. O salário já está escalonado e ainda atrasa. Isso deixa evidente o descaso com a Educação e com outros setores que deveriam ser prioritários.” No caso do Sind-Ute, a atitude de reforçar as manifestações em eventos da agenda do governador Fernando Pimentel está mantida.
A Federação de Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP/ MG) endossa que o prejuízo para os servidores aposentados é muito grande. “As contas não vencem depois do dia 20, elas vencem até o dia 10. A FAP/MG entende que não falta e nunca faltou recursos ao Estado. Falta priorizar o pagamento dos trabalhadores, falta o governador assumir o controle e não deixar que os secretários façam o que tem sido feito nos últimos meses”, afirma o assessor da federação, Alencar Andrade.
A Secretaria de Estado de Fazenda confirmou o pagamento dos servidores aposentados, mas não disse mais nada em relação ao atraso. O órgão informou que a terceira parcela deve ser paga nesta quarta-feira (27).
Outros pagamentos
Os trabalhadores em educação também aguardam a sinalização do pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), progressão de carreira paga aos efetivos que completam o quinquênio. “Esse adicional entraria junto com a segunda parcela, mas também foi protelado”, frisa o diretor do Sindi-Ute, Givanildo Rodrigues.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que o Governo irá cumprir o decreto que regulamentou o Adveb e que as datas de publicação da lista de servidores que terão direito ao benefício e do pagamento do mesmo serão divulgadas posteriormente, logo que forem definidas. “No primeiro momento, cerca de 38 mil servidores da Educação terão direito ao Adveb”.