Comenda Henrique Halfeld reúne líderes peemedebistas


Por Renato Salles

24/05/2016 às 21h56

comenda-priamo
Foto: Fernando Priamo/24-06-15

Na comemoração dos 166 anos de Juiz de Fora, 28 personalidades foram agraciadas com o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, por sua atuação de destaque para a cidade e todo o estado. A concessão da honraria ocorreu em uma solenidade na Estação São Pedro, na noite desta terça-feira (24), e foi marcada pela presença de alguns do principais nomes do PMDB de Minas Gerais. Além do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), anfitrião do evento, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) figurou na lista dos homenageados com a comenda municipal.

Com grande presença de vereadores, lideranças da sociedade civil, além do grupo que orbita a Gestão de Bruno e o PMDB – partido que comanda interinamente a Presidência da República com Michel Temer (PMDB) – , o tom político não poderia ficar de fora da celebração. Em seu discurso, o prefeito foi além das homenagens aos agraciados. Já em suas primeiras palavras, o chefe do Executivo juiz-forano, falou sobre o atual momento pelo qual passa o país. “Vivemos tempos de transformação. E isso tem se dado em todos os níveis, atingindo diretamente o nosso cidadão, as suas crenças até o seu bolso.”

PUBLICIDADE

Para Bruno, o momento requer ousadia e citou personagens de Juiz de Fora como inspiração para superar obstáculos da atualidade. “Foi assim com Henrique Halfeld já na sua fundação. Foi assim, mais recentemente, com Itamar Franco, que soube como tirar o país de uma grave crise, colocando-o em uma trilha de estabilidade, desenvolvimento e qualidade de vida.”

Após citar os homenageados como exemplo a ser seguido, o tom político ganhou cor, e o prefeito, que vai tentar a reeleição nas eleições de outubro, afirmou que aqueles que constroem “o dia-a-dia do nosso município” estão superando os obstáculos impostos. “A manutenção em dia dos nossos compromissos e obrigações vem aliada de mudanças que podem e poderão ser vistas em todas as regiões, nas ruas e até debaixo delas, que afetam a vida de todos e projetam a cidade para o futuro”, declarou, em um velado tom de campanha.

O vice-governador Antônio Andrade foi o primeiro a receber a homenagem. O peemedebista foi agraciado em 2013, durante o primeiro ano do mandato de Bruno Siqueira. Então ministro, não pôde comparecer à cerimônia à época. O vice-governador destacou o momento de dificuldades política e financeira enfrentadas pelo Estado e pelo país. Entretanto, não criou polêmicas com o atual governador Fernando Pimentel (PT) e ressaltou que o petista mandou um abraço à cidade e gostaria de estar presente à solenidade. Por fim, ressaltou o trabalho de Bruno. “O Bruno sempre está em Belo Horizonte, buscando recursos, principalmente, para a saúde. Queríamos ter ajudado mais Juiz de Fora. Mas você, Bruno, soube superar os obstáculos. A conquista da M. Dias Branco (a empresa negocia sua instalação na cidade) é uma conquista sua e do povo de Juiz de Fora.

Também homenageado com a comenda, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB) receberá a honraria em outra oportunidade, pois não pôde presente.

História
Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo em comemoração ao aniversário de Juiz de Fora,que contou um pouco da história da cidade, desde os tempos em que a localidade se chamava Santo Antônio do Paraibuna. Também foi destacada a história do engenheiro alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do município. O Mérito Comendador Henrique Halfeld foi instituído em 1973 pela Lei 4.496.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.