Antônio Carlos se demite da direção do Museu Mariano Procópio
Decisão estaria relacionada à fusão do Museu Mariano Procópio à Funalfa
O presidente do Conselho de Amigos do Museu, Lucas Marques do Amaral, convocou os conselheiros para uma reunião extraordinária, nessa segunda-feira, às 19h30, para tratar única e exclusivamente de uma questão: o pedido de demissão do diretor Antônio Carlos Duarte. Em carta a cada um dos membros do grupo, ele destacou que “em vista do projeto de Lei de Reforma Administrativa enviado pelo senhor prefeito Antônio Almas à egrégia Câmara Municipal de Vereadores, através do qual se propõe à fusão do Museu Mariano Procópio à Funalfa – encaminhamento do qual tomei conhecimento pela imprensa -, informo-lhe que apresentei pedido de exoneração do cargo de diretor-superintendente, na data de ontem (terça-feira), e em caráter irrevogável”.
‘Equívoco’
Em nota, a PJF afirmou que a proposta da incorporação do Mapro na estrutura da Funalfa tem o objetivo de conferir ao Museu maior estrutura para obtenção de recursos e unificar a política de cultura na cidade. Ainda de acordo com o Município, a reorganização foi justificada para representantes da direção do Mapro e do Conselho de Amigos do Museu. No entanto, o texto afirma que o prefeito Antônio Almas (PSDB) “reconhece o equívoco de não ter confirmado a decisão a eles antes do envio do projeto à Câmara e apresentação à imprensa”. “Na última quarta-feira, o prefeito recebeu o pedido de exoneração do superintendente Antônio Carlos Duarte, que desempenhou com eficiência a função no cargo, e, agora, aguarda o envio de nova lista tríplice pelo conselho para que não haja descontinuidade no processo de gestão e ações para a plena reabertura do Museu”, ressalta a Prefeitura.
Com Zema em SP
O prefeito Antônio Almas amanheceu a sexta-feira em São Paulo, onde participou do 11º Encontro de Líderes, organizado pelo Comunitas – que reúne lideranças de várias partes do país, e do qual a PJF faz parte -, para discutir o momento e as ações de superação socioeconômicas do país. O governador eleito Romeu Zema foi um dos participantes, o que permitiu a Almas espaço para uma conversa sobre a situação de Juiz de Fora, que é a mesma da maioria dos municípios mineiros, de plenas dificuldades.
Demissão voluntária
A Caixa Econômica Federal anunciou nessa sexta-feira (23) mais uma etapa do Programa de Desligamento de Empregado (PDE), já responsável pela saída de 12,5 mil funcionários da instituição, 8,6 mil por adesão ao programa de demissão voluntária. De acordo com a CEF, nessa etapa, a meta é alcançar 1,6 mil empregados. O período de adesão começa nesta segunda-feira e vai até o dia 30 deste mês. Podem aderir ao PDE os empregados aposentados ou aptos a se aposentar até o último dia do ano, empregados com mais de 15 anos de trabalho na Caixa ou ainda aqueles que possuem adicional de incorporação de função de confiança.