Em greve há uma semana, servidores fazem nova assembleia
Há uma semana em greve, servidores municipais realizam, na manhã desta quarta-feira (22), mais uma audiência pública da categoria. Reunidos em frente à Câmara Municipal, no Parque Halfeld, os trabalhadores discutem sobre aquilo que será levado à reunião do Fórum Unificado dos Sindicatos dos Servidores Municipais com a Prefeitura de Juiz de Fora. O encontro está agendado para hoje à tarde, às 14h. Ontem, os médicos vinculados à PJF decidiram em assembleia por manter a paralisação das atividades até sexta-feira (24). A categoria também participa do encontro desta quarta.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Amarildo Romanazzi, a categoria entrou com um mandado de injunção na Justiça, para que a Prefeitura cumpra a revisão salarial do funcionalismo com base na Constituição federal. Os servidores estão de braços cruzados por se recusarem a aceitar a aplicação do reajuste com base nas perdas inflacionárias de janeiro a junho deste ano, proposta enviada pela Prefeitura ao Legislativo na última quinta.
Na sexta passada, os servidores foram informados, em audiência pública, que a Prefeitura havia ajuizado uma ação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) questionando a legalidade da greve. O Executivo se baseia em uma interpretação do artigo 73 da Lei Eleitoral, de 1997, afirmando ser proibida a aplicação de reajuste acima da inflação do ano eleitoral, considerando, portanto, ilegal a paralisação diante da interpretação da lei.