Projeto defende divulgação de informações sobre obras nas ruas de JF

Proposta do vereador Bejani Júnior quer criar uma ‘Política de transparência’ para minimizar transtornos aos cidadãos


Por Renato Salles

22/02/2023 às 18h39- Atualizada 22/02/2023 às 18h43

obras
Segundo o projeto, Prefeitura deverá disponibilizar informações sobre obras em seu site da Prefeitura e em suas redes sociais (Foto: Fernando Priamo/Arquivo TM)

O vereador Bejani Júnior (Podemos) apresentou um projeto de lei que tem como objetivo criar uma “Política de transparência” para informar aos cidadãos os locais e horários de realização de obras públicas nas vias urbanas do município de Juiz de Fora. Entre os objetivos da proposta, o texto busca estabelecer uma relação de cooperação entre a Prefeitura e a população, pela disponibilização de informações claras e objetivas sobre as obras realizadas pelo Executivo municipal, permitindo o conhecimento público acerca do estado destas intervenções.

Segundo o projeto, a administração direta e indireta, bem como as parcerias público-privadas ou concessões, deverão disponibilizar informações no site da Prefeitura e em suas redes sociais. As informações deverão ser visuais e didáticas, contendo dados sobre o órgão público ou concessionária responsável pela obra, o local e horário da intervenção, o tempo de interrupção da via e a previsão de entrega da obra.

PUBLICIDADE

De acordo com a proposição, essas informações mais detalhadas só serão obrigatórias para as intervenções realizadas em avenidas e ruas de grande circulação. “Nas demais obras públicas das vias urbanas, apenas a informação de sua realização.” As informações deverão ser atualizadas diariamente e com no mínimo 24 horas de antecedência. Caso seja aprovado e transformado em lei, o projeto prevê que as regras deverão entrar em vigor 90 dias após a publicação da possível lei.

Justificativa

Na justificativa anexada ao texto, o vereador Bejani Júnior defende que “a publicidade e a transparência são princípios que devem reger a atuação da Administração Pública”. “Quando a Administração Pública toma a decisão de realizar uma obra, movida pelo benefício que resultará para a população, é necessário que a obra seja executada da forma mais adequada e transparente possível. Até porque, na maioria das vezes, essas obras causam um grande transtorno no trânsito da cidade”, avalia o parlamentar.

Assim, Bejani pontua que a intenção da proposta é criar uma opção para o cidadão juiz-forano possa se planejar em seus deslocamentos e não ser surpreendido com uma obra pelo seu caminho pelo acesso a tais informações, que garantirão opção para que as pessoas possam escolher outras rotas ou mesmo sair mais cedo de casa. O texto foi apresentado no último dia 14 de fevereiro e ainda inicia tramitação na Câmara Municipal.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.