Zema, Cleitinho e deputados são diplomados pelo TRE

Suspeita de Covid-19: entre os parlamentares eleitos por Juiz de Fora, Ana Pimentel foi a ausência na solenidade


Por Renato Salles

19/12/2022 às 19h33- Atualizada 19/12/2022 às 19h55

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais diplomou o governador reeleito Romeu Zema (Novo), o futuro vice-governador Mateus Simões (Novo), o senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC) e seus suplentes, além de deputados federais e estaduais que saíram vitoriosos das urnas nas eleições de outubro. A solenidade aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (19), na Sala Minas Gerais, e foi conduzida pelo presidente do TRE, o desembargador Maurício Soares.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. “É uma solenidade formal e protocolar, um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estarão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos”, explica o TRE.

PUBLICIDADE

A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.

Em seu discurso, o governador eleito Romeu Zema (Novo) relembrou que esta é sua segunda diplomação após participar apenas de dois processos eletivos, nas duas oportunidades em que disputou e venceu a corrida pelo Governo de Minas, nas eleições de 2018 e 2022. “Esse ato de diplomação é também o reconhecimento de que cumprimos o dever de transparência e isonomia para disputar uma eleição limpa. Seguindo todas as regras impostas pela legislação, sem causar nenhum desequilíbrio aos demais candidatos, ao disputar uma eleição sendo chefe de um estado e respeitando a separação institucional entre o meu dever como governador e as minhas aspirações como candidato a reeleição”, afirmou Zema.

Eleitos por JF

Entre os parlamentares eleitos com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, a ex-secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel (PT), que se elegeu deputada federal em outubro, não compareceu à solenidade por suspeita de Covid-19. A própria Ana confirmou a informação em suas redes sociais antes do início da cerimônia.

“Pessoal, infelizmente, não vou poder ir na cerimônia de diplomação hoje, pois estou com suspeita de Covid e cumprirei os protocolos de isolamento. O diploma está garantido, e eu o pegarei assim que melhorar”, publicou Ana Pimentel no Twitter.

Os demais parlamentares eleitos pela cidade, a Delegada Ione Barbosa (Avante), eleita deputada federal; e os deputados estaduais reeleitos Betão (PT), Charles Santos (Republicanos), Delegada Sheila (PL) e Noraldino Júnior (PSC) compareceram à solenidade e já receberam seus diplomas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.