TRE vai ampliar atendimento presencial a partir desta segunda

Eleitores têm até 4 de maio para regularizar situação eleitoral ou tirar título; horário de atendimento será entre 12h e 18h


Por Renato Salles

17/04/2022 às 07h00

Os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais terão o horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira, dia 18 de abril. A medida vale para todo o estado. Segundo o TRE, a prorrogação tem como objetivo assegurar uma melhor prestação de serviços à população na reta final do fechamento do cadastro eleitoral. “Eleitoras e eleitores têm apenas até o dia 4 de maio para solicitar operações relacionadas ao título, incluindo a primeira via do documento e a regularização”, diz nota do Tribunal.
Em cidades do interior, o horário de atendimento será ampliado em uma hora e será realizado entre 12h e 18h a partir da semana que vem. Em Juiz de Fora, o Foro Eleitoral e as centrais de atendimento funcionam na Avenida Presidente Itamar Franco 1.420, no Centro.

Apesar da ampliação do horário de atendimento presencial em todo estado, o TRE recomenda que a população dê preferência para o atendimento on-line, devido à pandemia de Covid-19. “As solicitações de alistamento eleitoral, inclusão do nome social, transferência ou regularização do título de eleitor podem ser feitas pelo sistema Título Net, no site do TRE. Assim, quem precisa de atendimento consegue fazer o pedido de forma rápida, sem enfrentar filas”, explica a Justiça eleitoral.

PUBLICIDADE

Para aqueles que não tiverem acesso à internet e precisarem do atendimento presencial, o TRE recomenda que seja feito um agendamento prévio do atendimento pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor, no telefone 148. O serviço de informações ao eleitor por telefone também ampliou seu funcionamento. O atendimento, que normalmente é nos dias úteis, das 7h às 19h, também estará disponível nos finais de semana e feriados até o fechamento do cadastro, no dia 4 de maio.

“Vale lembrar que a coleta da biometria continua suspensa por tempo indeterminado, conforme artigo 4º da Resolução TSE 23.667/2021. Quem está com o título de eleitor em dia e quer apenas cadastrar a biometria não deve procurar atendimento neste momento”, diz o Tribunal.

Tópicos: eleições 2022

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.