Saúde e OPAS farão nova reunião para definir cronograma do Mais Médicos

O edital para selecionar os novos médicos vai acontecer ainda este mês, mas ainda segue sem data definida


Por Por Luisa Marini, especial para a Agência Estado

16/11/2018 às 18h55

Integrantes da equipe técnica do Ministério da Saúde se reuniram nesta sexta-feira (16) em Brasília com membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e representantes da Embaixada de Cuba para discutir a saída de profissionais cubanos do programa social Mais Médicos. Uma nova reunião está marcada para a próxima segunda-feira (19) para definir o cronograma de saída dos médicos cubanos e a entrada de profissionais brasileiros nas 8.332 vagas que serão abertas.

De acordo com o Ministério, o edital para selecionar os novos médicos vai acontecer ainda em novembro, mas não tem data definida. As reuniões são para definir as próximas etapas e discutir medidas para que nenhum município seja prejudicado.

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (14), o governo de Cuba anunciou que deixará o programa Mais Médicos por causa de declarações “depreciativas e ameaçadoras” do presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo o Ministério da Saúde, desde a criação do Programa Mais Médicos, nenhuma denúncia de irregularidade e erro médico envolvendo médicos cubanos foi feita por meio da ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde).

Tópicos: saúde

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.