Estado de emergência climática em Juiz de Fora é tema de projeto de lei
Projeto de lei quer incentivar discussões locais sobre os efeitos das mudanças climáticas
Um projeto de lei que estabelece um estado de emergência climática em Juiz de Fora foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (13). De autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL), a proposta define a medida “em razão dos efeitos das mudanças do clima e das alterações geradas por atividades humanas nos ciclos naturais, em especial na composição e na dinâmica da atmosfera”. De acordo com o texto, o estado de emergência climática vai vigorar “enquanto ações de mitigação e de adaptação se revelarem urgentes e necessárias”. A matéria depende agora de análise do Poder Executivo, uma vez que a prefeita Margarida Salomão (PT) tem a prerrogativa de sancionar ou vetar o texto.
Além de restabelecer o estado de emergência, o projeto de lei ainda define que caberá ao Município, ao setor privado e à coletividade “empenhar esforços e ações para enfrentamento dos fatores causadores do estado de emergência climática, no âmbito de suas atribuições, competências e responsabilidades, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater os efeitos negativos de sua alta concentração na atmosfera”. Para isto, as ações de enfrentamento às mudanças climáticas a serem adotadas na cidade deverão se basear nas disposições da Política Nacional de Mudanças Climáticas e do Acordo de Paris.
A proposição ainda defende que a sociedade civil deverá fazer parte dos debates sobre a transição para uma economia livre de combustíveis fósseis e no planejamento e implementação local de políticas públicas para mitigação e adaptação à mudança climática. Da mesma forma, o texto ainda diz que “as políticas públicas iniciadas no processo de resposta à emergência climática devem priorizar as comunidades vulneráveis, bem como comunidades históricas e desproporcionalmente impactadas por injustiças ambientais”.
Caso a proposta seja transformada em lei, a Prefeitura deverá publicar e divulgar relatório anual do estado de emergência climática e de implementação do Plano de Ação Climática (PlanClima), indicando o estágio de cada uma das ações de mitigação e adaptação e as projeções para o período seguinte. “O Poder Executivo municipal poderá se articular com outros entes da federação para atuação conjunta em situações de emergência, nas áreas de divisa e de influência de cursos d”água, barragens ou outras estruturas e empreendimentos cujo comprometimento possa afetar negativamente o território juiz-forano e a população residente no município de Juiz de Fora”, resume o dispositivo.