Eleições PJF: Wilson e Margarida aparecem à frente em primeira pesquisa Ibope
Com 29% e 25%, respectivamente, empresário e deputada federal aparecem tecnicamente empatados. Sheila está em 3º, com 12% das intenções de voto
O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (14), os dados de sua primeira pesquisa de intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desde que foram definidos os nomes dos 11 postulantes ao principal cargo político da cidade. Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos concorrentes, o empresário Wilson Rezato (PSB) aparece numericamente à frente, com apoio de 29% dos entrevistados; seguido pela deputada federal Margarida Salomão (PT), com 25%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, Wilson e Margarida estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi contratada pela TV Integração.
Com Wilson e Margarida mais desgarrados no recorte, a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL) aparece isolada na terceira colocação, com 12% das intenções de voto. Mais abaixo está um terceiro bloco de candidatos puxado pela delegada licenciada da Polícia Civil, Ione Barbosa (Republicanos), que teve a preferência de 3% do eleitorado e, numericamente, aparece na quarta colocação. A pesquisa Ibope traz na sequência o general Marco Felício (PRTB), com 2%. O pastor Aloízio Penido (PTC), o engenheiro Eduardo Lucas (DC) e o servidor público federal Fernando Eliotério (PCdoB) têm 1% cada. As professoras Victória Mello (PSTU) e Lorene Figueiredo (PSOL) não chegaram a 1% das menções, enquanto o advogado Marcos Ribeiro (Rede) não foi citado pelos entrevistados. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, os oito candidatos figuram em situação de empate técnico.
Ainda de acordo com o Ibope, 20% dos eleitores entrevistados declararam votos em branco ou nulo e outros 6% não souberam ou não responderam à indagação sobre em quem pretendem votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidos os nomes dos candidatos colocados na disputa, os mais lembrados foram Wilson Rezato, com 25%, e Margarida Salomão, com 20%. Uma vez mais, considerando a margem de erro, os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Na sequência, aparecem Sheila Oliveira, com 8%; Ione Barbosa, com 2%; Eduardo Lucas, Marco Felício, Lorene Figueiredo e Victória Mello com 1% cada. Aloízio Penido e Fernando Elioterio não chegaram a marcar 1%. Marcos Ribeiro não foi citado, enquanto 22% declararam voto em branco ou nulo e 19% não sabem em quem votar ou não responderam.
Rejeição
O Ibope também perguntou aos entrevistados em qual ou quais dos 11 candidatos os eleitores ouvidos não votariam “de jeito nenhum”. Assim, Sheila Oliveira foi citada por 47% dos entrevistados e tem o maior índice de rejeição. A deputada estadual é seguida de muito perto por Margarida Salomão, que tem a rejeição de 43% dos entrevistados. Na sequência aparecem Wilson Rezato, rejeitado por 17% do eleitorado, segundo o Ibope. Marco Felício e Victória Mello, por 12% ambos; Aloízio Penido, Eduardo Lucas e Ione Barbosa, por 10% cada; Fernando Elioterio e Marco Ribeiro, por 9% cada; e Lorene Figueiredo, por 8%. Outros 13% não souberam se posicionar ou não responderam e 1% disse que poderia votar em todos os 11 candidatos.
Metodologia
A atual pesquisa do Ibope/TV Integração foi registrada na Justiça Eleitoral no último dia 8, com o número MG-04070/2020. O levantamento foi feito entre a última quinta-feira e esta quarta (14) e ouviu 525 eleitores. A consulta foi contratada pela TV Juiz de Fora LTDA, a TV Integração, e custou R$ 37.275. O nível de confiança estimado do estudo é de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas para a confecção do levantamento foram feitas por telefone. Na pesquisa estimulada, os 11 candidatos foram apresentados de forma aleatória, segundo a metodologia registrada no sistema da Justiça Eleitoral, sem, no entanto, a informação dos partidos aos quais pertencem os concorrentes.
Tópicos: eleições 2020