Deputados querem detalhes sobre a duplicação da BR-040


Por Guilherme Arêas

13/04/2015 às 17h06

duplicação na BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília será discutida em audiência pública nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os deputados estaduais querem saber os prazos, valores das obras, detalhes referentes aos contratos, entre outros aspectos dos trabalhos realizados pela Via 040, concessionária responsável pela gestão do trecho de 936,8 quilômetros entre JF e a capital federal. A concessionária venceu o processo de licitação da rodovia em dezembro de 2013 e pertence ao grupo Invepar, tendo como sócios a construtora OAS e os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef. A audiência foi solicitada pelos deputados Isauro Calais (PMN) e Anselmo José Domingos (PTC), vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG. O encontro acontece às 15h, no Plenarinho IV.

Conforme Isauro Calais, a concessionária tem concentrado as obras iniciais nos trechos da estrada que ficam em Goiás e no Distrito Federal. “Serão instalados 11 postos de pedágio. Segundo estudos, ao se envolver todos os trechos de rodovias licitados, 46% dos pedágios ficarão em Minas Gerais, mas as obras iniciais somente beneficiarão 28% dos trechos que passam aqui. Sendo assim, o mineiro poderá pagar pedágio por algo de que não faz uso”, afirmou ao site da ALMG.

PUBLICIDADE

Entre os convidados para participar do debate estão o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade; o diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Adailton Cardoso Dias; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Célio Dantas de Brito; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos; o presidente da Federação de Empresas de Transportes de Passageiros de Minas Gerais (Fetram), Waldemar Araújo; o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa; o presidente da Concessionária BR-040, Tulio Abi-Saber; e o coordenador da Via 040, Ricardo Luís da Mata Machado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.